quarta-feira, 24 de abril de 2013

Calcule as calorias de um 'prato feito'


Opções incluem composição nutricional de refeição com carne ou frango.
Consumo ideal varia de pessoa para pessoa. A média é de 700 kcal.

Você sabe quantas calorias você consome quando come um prato feito, o famoso "PF"? 
A nutricionista Juliana Lopez, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ajudou a preparar uma calculadora para você descobrir isso.
Segundo ela, o consumo médio ideal de calorias para um adulto é algo em torno de 600 a 700 calorias por almoço. Mas atenção: esse número varia, dependendo da sua saúde, do seu peso e se você faz exercícios físicos. Para conhecer melhor como você deve se alimentar, o mais indicado é consultar pessoalmente um nutricionista.



fonte: Bem Estar

domingo, 21 de abril de 2013

Os Benefícios do Chocolate


Mesmo sendo importante consumir com moderação, hoje se sabe que o chocolate é fonte de inúmeros benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, ele pode ajudar a prevenir o envelhecimento causado pelos radicais livres e melhorar o fluxo arterial.



“O chocolate contém vários tipos de minerais, como o manganês, o potássio e o magnésio, além das vitaminas A, C e do complexo B”, acrescenta a nutricionista Danielle dos Santos Nascimento, do programa Viva Melhor, da RISA Restaurantes. E a profissional esclarece que o meio amargo é ainda mais benéfico. “Ele possui flavonoides, que reduzem o colesterol ‘ruim’ (LDL), elevam o ‘bom’ (HDL), são estimulantes cerebrais e têm efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias. É indicado por nutricionistas e outros profissionais da saúde, porque é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite”.

E não é mito o fato de que essa delícia proporciona uma sensação de bem-estar depois de ingerido. 
A nutricionista Alline Cristina Schüncke explica por que isso acontece: “Quando comemos um pedaço de chocolate meio amargo ou amargo, o nosso organismo libera a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de satisfação, que acaba com o mau humor”. Ela comenta que a porcentagem de cacau deve ser sempre observada, em razão da quantidade de gordura que o alimento possui – por isso, ele não deve ser consumido em exagero. “Os melhores são aqueles que têm, no mínimo, 50% de cacau, conhecidos como meio amargo ou por ter alto teor dessa semente, pois a quantidade de açúcar e gordura na composição é baixa, o que aumenta os benefícios do produto”.

Mas se você está realmente determinado a manter a dieta, existem outras opções para consumir chocolate sem engordar. Além da alternativa do meio amargo, as bebidas achocolatadas não costumam ser muito calóricas, observa Alline. “As versões branco e diet deverão ser evitadas, uma vez que a primeira não contém cacau na fórmula, e a segunda é indicada para o controle da glicemia. Atente-se sempre ao consumo, que deverá ser de até uma barra pequena por semana”.

Existem ainda os tratamentos de beleza à base de chocolate, como banhos de ofurô e hidratantes. “O ativo dessas técnicas é o pó extraído da amêndoa do fruto do cacau. Ele tem ação antioxidante e é rico em flavonoides, que favorecem a hidratação, combatem os radicais livres e ajudam o organismo contra o envelhecimento”, explica Alline.

Fonte: portalvital