terça-feira, 24 de julho de 2012

Os benefícios são muitos, mas o Pilates emagrece?


A prática do Pialtes traz definição muscular, flexibilidade, alinhamento corporal e outros benefícios, porém, a pergunta mais frequente é sobre emagrecimento. 
Por Letícia Toledo - coordenadora técnica da Pilates StudioFit.




Mesmo com a divulgação da técnica e o número elevado de praticantes, sempre ouvimos a pergunta sobre a relação do Pilates e o emagrecimento. Sempre existe a preocupação em responder de uma forma que não desanime os clientes e nem passe uma idéia errada sobre a técnica.
Algumas pessoas acreditam que basta subir na balança e pesar “menos” para que tenham perdido peso. Devemos sempre lembrar a necessidade de manter uma dieta equilibrada e disciplina na prática das atividades físicas, para que perdamos peso gradativamente. Exercícios aeróbios (caminhada, corrida, natação, pular corda, pedalar, andar de patins), contribuem bastante nesse processo.
O foco principal do Pilates é a consciência corporal durante os exercícios combinado com a respiração e postura, porém, de acordo com o nível do cliente ou a frequência semanal, pode ocorrer perda de peso.
Embora não seja uma prática comum entre as aulas por termos até 5 alunos em sala, podemos elaborar a aula com estratégias de intensidade que podem favorecer nesse processo, usando alguns exercícios que elevem a frequência cardíaca do cliente.
Normalmente a aula é a mesma (contendo as modificações necessárias para atingir o objetivo do aluno), com todos os alunos alternando os exercícios entre os equipamentos.
Existem outros aspectos físicos que são mais visíveis na prática do Pilates, tais como a definição muscular, flexibilidade, alinhamento corporal do que a perda de peso em si.
Normalmente, o gasto energético de uma aula de Pilates fica abaixo do que precisamos para “queimar gordura”, ou seja, não atinge mesmo nível de Frequencia Cardíaca (FC) de uma caminhada ou corrida.
Um acessório que contribui para atingir esses resultados e variar um pouco a dinâmica das aulas é a plataforma de salto que se encaixa no Reformer, comumente chamado de Jump Reformer. Ela proporciona ludicidade na aula e um desafio cardiovascular maior por fazer com que o aluno não descanse entre os saltos, exigindo assim maior ativação de pernas, braços ou abdome (varia de acordo com a quantidade de molas e a posição no equipamento).
Temos que pensar sempre que o Pilates cria uma sensação agradável de relaxamento e bem-estar ao final das aulas, nos dando mais “pique” para executar as tarefas diárias e nos motivando à procurar exercícios mais específicos para o emagrecimento.

( site: ativo.com )

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Digestão: veja quais alimentos ajudam ou atrapalham o processo

(imagem: site uol - Douglas Drumond)





Alguns alimentos, embora saudáveis, podem atrapalhar o processo digestivo quando consumidos em excesso·.

Na teoria, deveríamos estar aptos a digerir qualquer tipo de comida. No entanto, algumas mudanças no processamento e no preparo de alguns alimentos, como a fritura, por exemplo, além do estilo de vida sedentário, faz com que o estômago não reaja bem a tudo o que consumimos.

A melhor coisa a ser feita é evitar alguns tipos de comida, como as carnes muito gordas. Mas, para driblar problemas ou incômodos, acompanhe um guia feito pelo site do jornal Huffington Post, que indica o que é bom e o que é ruim para o funcionamento do processo digestivo.

Frituras: comida frita e gordurosas sobrecarregam o estômago e resultam em azia e refluxo ácido. Alimentos ricos em gordura também podem causar um fenômeno chamado esteatorreia, que é o excesso de gordura nas fezes. Pessoas com a síndrome do intestino irritável devem ficar longe destas opções, incluindo manteiga e cremes.

Pimenta: a pimenta pode diminuir a pressão do músculo na parte inferior do esôfago, permitindo que o ácido do estômago volte para o esôfago. Como resultado, você pode sentir azia, provocada pelo refluxo ácido. Este é um problema particularmente sério para quem sofre de azia crônica.

Leite e derivados: o cálcio é importante na dieta diária, e é fácil suprir as doses recomendadas por meio de derivados como queijo e iogurte. Porém, para quem tem intolerância à lactose pode ter sintomas como diarréia, gases, inchaço abdominais e cólicas.

Álcool: o álcool relaxa o corpo, mas também relaxa o esfíncter esofágico, o que pode causar azia e refluxo. O ato de beber também pode inflamar o revestimento do estômago, prejudicando algumas enzimas e impedindo que nutrientes sejam absorvidos. Os excessos também podem causar diarréia e cólica, mas a menos que você tenha alguma desordem gastrointestinal, doses moderadas de álcool não irritarão o sistema digestivo. As recomendações são de dois drinques diários para os homens - no máximo - e um para as mulheres.

Frutas vermelhas: as frutas vermelhas como amoras e framboesas fazem bem à saúde, mas algumas delas podem representar um problema para pessoas que têm diverticulite, inflamação geralmente encontrada no intestino grosso. Embora ainda não existam comprovações científicas, alguns indícios apontam para esta reação. Para quem tem o problema, vale observar se a semente dessas frutas, bem como as de girassol ou de abóbora, tem irritado o intestino. Se sim, fique longe delas.

Chocolate: um estudo do ano de 2005 sugere que o chocolate pode ser problema para quem tem a síndrome do intestino irritável ou constipação crônica. No entanto, os especialistas indicam que nem sempre o chocolate é o vilão por si só. Para quem é alérgico a leite, por exemplo, pode ter problemas devido ao leite contido no chocolate. A cafeína, também encontrada neste tipo de alimento, pode estimular a cólica, o inchaço e a diarréia.
Milho: o milho é rico em fibras, mas também contém celulose, um tipo de fibra que o organismo humano não consegue quebrar facilmente, por isso, pode ser um pouco indigesto.

Iogurte: o iogurte contém bactérias saudáveis que repõem a flora intestinal e é um alimento que auxilia no processo digestivo.

Kimchi: o prato tradicional da Coréia é feito com repolho, rabanete ou cebola, com muita pimenta. Os ingredientes principais deste prato promovem o crescimento de bactérias saudáveis. O repolho é um tipo de fibra que não é digerida, por isso por isso ajuda a eliminar resíduos, mantendo os movimentos intestinais regulares.

Carnes e peixes magros: se você for comer carne, escolha frango, peixe ou carnes magras, que são digeridos muito mais facilmente do que um bife suculento. A carne vermelha é mais gordurosa, e, em contrapartida, as carnes magras não aumentam o risco de câncer de cólon.

Grãos integrais: alimentos integrais são boas fontes de fibras, que ajudam a digestão. Eles também ajudam a baixar os níveis de colesterol, mas podem causar inchaço, gases e outros problemas em pessoas que rapidamente aumentam seu consumo. Também não são indicados para pessoas que têm intolerância a glúten.

Bananas: a banana auxilia na restauração da função normal do intestino, especialmente quem tem diarréia. Ela também contribui com muitas fibras para o processo digestivo, além de trazer potássio ao organismo.

Gengibre: pode ser usada para aliviar sintomas como náusea, vômito, enjôos matinais, gazes, perda de apetite e cólicas. No entanto, deve ser consumido com moderação, pois o consumo maior do que quatro gramas por dia podem trazer azia.

Café e chá: bebidas como café e chá relaxam o esôfago, que mantém o ácido estomacal confinado no estômago. Eles também atuam como diuréticos e podem causar diarréia e cólicas. As bebidas que contém cafeína podem ser um problema especialmente para quem tem doença de refluxo gastroesofágico.


(fonte: site terra.com.br)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Adoçante ou Açúcar: o que é melhor?


Para muitos fazer dieta significa trocar o açúcar pelo adoçante e consumir produtos diet e light. É grande a variedade que existe hoje no mercado com produtos que tenham adoçante em sua composição, em vez do açúcar. Porém, de uns tempos para cá as pessoas estão começando a questionar: Açúcar ou Adoçante, qual o melhor produto?
O açúcar refinado é altamente calórico e se consumido em excesso pode provocar o aumento de peso, além do aumento na produção de insulina, possível aparecimento de cáries, etc.


As pessoas que não abrem mão do açúcar experimentam a opção light, que possui as mesmas calorias do açúcar comum, só que possui um poder adoçante maior, necessitando de menos quantidade para adoçar. É uma mistura de açúcar com adoçante.
Com o processo de refinamento, o açúcar refinado perde nutriente. A opção mais indicada é o açúcar mascavo, já que não passa pelo processo de refinamento, mantendo suas propriedades nutricionais.
Quanto aos adoçantes, existem inúmeras opções: frutose, aspartame, sucralose, entre outros. E até mesmo aquelas opções de adoçantes que são utilizadas para preparações culinárias, que podem ser submetidas a altas temperaturas. Todos esses são produtos industrializados. Tem o stévia que é um tipo de adoçante natural. Porém, nem todos gostam do sabor dos adoçantes, não se acostumam.
Alguns estudos indicam que o consumo excessivo e abusivo de adoçantes podem causar problemas de sáude, porém, não há nada comprovado cientificamente por enquanto, são apenas pesquisas.
Diabéticos devem evitar o consumo de açúcar refinado, mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas é sempre importante estar atento às recomendações de médicos e nutricionistas.
Para aqueles que não são diabéticos e apenas desejam emagrecer, caso não gostem do sabor doadoçante, prefira o açúcar mascavo, é bem mais saudável, mas fique atento no que diz respeito a quantidade.

Por:Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cuidados com a pele no Inverno.


por ADMIN

Se por um lado o inverno é a estação preferida de algumas mulheres, por outro é caótico para muitas delas. Ainda mais quando o assunto é o cuidado com a pele durante a temporada mais fria do ano. Mas é possível passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos, descamações ou tendo de abrir mão de um bom banho quente.
Em vez de nos queixarmos do frio, devemos aproveitar a estação para tratar da pele, cabelos, mãos e pés. Nessa época do ano, a pele parece pedir hidratante, sabonetes mais suaves, cremes com maior poder de lubrificação e proteção. Sente-se falta de algo emoliente nos lábios, para evitar que rachem. Para as mãos, especificamente para quem tem de lavá-las com freqüência, além de sabonetes líquidos hidratantes, cremes especiais reaplicados após as lavagens dão grande sensação de conforto e bem-estar.

Aqui vão algumas dicas e cuidados que podem ser adotados no inverno para a manutenção de uma pele bonita. 



Tipos de Pele
Para as peles lisinhas, de poros fechados, sem cravos e nem espinhas tendem a ressecar mais com o frio. São as peles normais e secas que requerem sabonetes e cremes de limpeza suaves, cremes hidratantes de dia e nutritivos à noite.
Já para as peles com poros dilatados, com tendência a cravos e espinhas, podem piorar com cremes oleosos. Nesses casos a limpeza diária deve ser caprichada, com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que, na hora, causem sensação de pele “repuxada”. É preciso a aplicação de hidratante suave, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos suaves.

Na hora de escolher os produtos.. Cuidado!
Os hidratantes para dia devem conter filtro solar, mesmo durante o inverno, para que a proteção seja completa. O sol é um dos mais importantes fatores de desgaste e envelhecimento precoce da pele. A presença de silicone, uréia, alantoina, pantenol e ceramidas nas formulações confere a proteção extra contra ressecamento e asperezas.
As pessoas de peles oleosas devem procurar produtos livres de alguns tipos de óleo. Silicones e produtos similares formam pelícolas protetoras, que impedem a excessiva perda de água pela pele. Óleo de avelã, macadâmia e germe de trigo, presentes nos ingredientes ativos de hidratantes para o corpo, são muito agradáveis e potentes. Cremes para mãos e pés com ácido glicólico hidratam e tiram as asperezas e calosidades. Podem ser usados também em joelhos e cotovelos ásperos.

Maquiagem
No frio, normalmente acordamos meio pálida e com olheiras enormes. De acordo com especialistas, basta lavar o rosto com água quente para que a vasodilatação decorrente torne a pele mais rosada e viçosa, apagando “parcialmente” as olheiras.
Se você gosta de maquilagem ou tem vontade de experimentar, esse é o momento certo. Estamos romanticamente mais claras e pálidas nesta estação. Um blush, corretivo, batom e rímel farão de você uma diva em cinco minutos.

Para proteger os lábios das rachaduras, o aconselhável é protetor em forma de batom incolor, que contenha óleo, umectante e silicone. A boca fica bonita, saudável e bem natural. Também não se deve esquecer que a radiação ultravioleta continua agindo no inverno. Por isso, passe filtro solar FPS 12 no dia-a-dia, em forma de hidratantes leves.

Para o Banho
O banho quente é um dos prazeres da vida, principalmente no frio. E para que sua pele não fique ressecada demais, uma dica. Tenha um cuidado especial com sabonetes, preferindo aqueles à base de glicerina e óleos lubrificantes. Se puder tapar o escape da água no chão do box, deixando seus pés mergulhados na água quente que corre, dores, cansaço e pele áspera dos pés irão logo embora.
E para obter um relaxamento com sensação de descanso e renovação, a indicação é jogar algumas gostas e essência de eucalipto nas paredes e no chão do box durante um banho quente. Usar um hidratante à base de uréia e silicone, pelo menos nas pernas e braços logo após o banho, resolve grande parte do problema de ressecamento no inverno. Para os homens, que muitas vezes não gostam de passar cremes, há a alternativa de usar óleo de banho no corpo, antes de entrar no chuveiro, e, então, tomar banho normalmente: um pouco desse óleo permanece evitando o ressecamento.


( site: dieta e beleza )

quarta-feira, 18 de julho de 2012

No inverno os donos precisam proteger seus animais do frio.



Assim como os humanos, cães e gatos também sentem frio  com a queda da temperatura. Para que eles fiquem bem protegidos e livres de doenças, é preciso tomar alguns cuidados especiais no inverno. “Os animais podem ficar resfriados se tomarem friagem, vento ou chuva. Por isso, devemos mantê-los mais protegidos no inverno, podendo usar cobertas e até roupinhas”, afirma a veterinária Andréa Mutti.
Como no inverno os resfriados passam a ser mais comuns e os animais podem apresentar tosses e resfriados, Andréa alerta para a necessidade do acompanhamento de um veterinário. “Não devemos tratar os animais com medicação humana e sim levá-los ao veterinário para tratamento adequado. Uma gripe maltratada pode evoluir para pneumonia, como nas pessoas.”
A veterinária destaca que os donos contam com um aliado na hora de proteger os animais: a vacina contra a traqueobronquite infecciosa canina (ou tosse dos canis), que imuniza contra a bactéria Bordetella bronchiseptica, o vírus da parainfluenza e o adenovírus 2. “A vacina é importante, mas não é obrigatória. A doença é altamente contagiosa por contato direto entre cães, principalmente em locais fechados como canis. Vacinam-se os animais com 3 meses de idade com 2 doses em intervalo de 15 dias e os adultos tomam uma dose anual. Para quem vai viajar e nunca vacinou seu cãozinho, recomenda-se aplicar a dose pelo menos uma semana antes da viagem”, diz Andréa.
Para a veterinária, os cães que estão acostumados a freqüentar banho e tosa podem manter a rotina semanal ou quinzenal também no inverno. Já para os que tomam banho em casa, deve-se prestar atenção  na temperatura da água, que deve estar quentinha, mas não fervendo. “E sempre secar com secador, mesmo os de pelo curto, para evitar friagem. É preciso lembrar de sempre proteger os ouvidos do cão na hora do banho, evitando a entrada de água e possíveis infecções”, recomenda Andréa.
Para proteger ainda mais o animalzinho de estimação do frio, o mercado especializado oferece diversas opções de roupas e acessórios. “Na hora de comprar a roupa, o dono deve observar se o cão fica confortável, não pode apertar ou incomodar. E acima de tudo devem ser respeitadas as preferências individuais. Para decepção de alguns proprietários, muitos animais não aceitam ficar de roupa, por mais bonitinhas que sejam.”

Fonte: Jornalcidade.
Imagem: Ilustração/Divulgação/Reprodução



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dieta colorida para a sua saúde e boa forma Saiba mais sobre o valor nutritivo dos alimentos de acordo com as suas cores.


Fonte: Thinkstock

Não é novidade para ninguém a informação de que um prato bem colorido formado por alimentos verdes, vermelhos, amarelos e de outras tonalidades é muito mais saudável do que aqueles “monocromáticos” compostos apenas por massas e frituras. Afinal, os itens mais coloridos disponíveis para a nossa alimentação são os vegetais, que contêm excelentes propriedades, além de fibras, água e vitaminas.

Porém, você sabe exatamente qual o valor nutricional de cada alimento de acordo com a sua cor? Quais os benefícios que cada tonalidade dos vegetais traz para a nossa saúde?

Uma dieta “colorida” que leva ao prato uma diversidade de verduras, legumes, raízes e frutas, além de ser vantajosa para a sua saúde, ela ainda pode ser uma aliada do emagrecimento e da reeducação alimentar, pois um prato cheio de cor faz bem aos olhos e ao organismo.

Os benefícios vindos dos alimentos saudáveis são incontestáveis. Está mais do que comprovado que as fibras contidas nas frutas e vegetais favorecem o bom funcionamento do organismo, reduzem o colesterol e a absorção de gordura e açúcar no corpo. No entanto, cada tipo de alimento guarda outros benefícios específicos de acordo com a sua tonalidade.

Cores e saúde no prato

O ideal seria que todas as refeições diárias fossem compostas de alimentos coloridos. Porém, na prática, com a correria do dia a dia, talvez não sejam todas as pessoas que consigam seguir à risca essa dica. Portanto, é importante ter ao menos duas refeições diárias em que as cores sejam bem distribuídas em saladas variadas, legumes e cereais.

Fonte: Thinkstock

Segundo a nutricionista e diretora da FR Nutri, Fernanda Giácomo, não existe uma regra que estabeleça uma proporção adequada dos alimentos pelas cores. Isto pode variar de acordo com as necessidades de cada pessoa. No entanto, ela indica uma recomendação que pode valer para todas as pessoas que desejam aproveitar todos os benefícios de uma dieta colorida em sua saúde, bem-estar e boa forma. Confira abaixo:

vegetais verdes devem entrar duas vezes ao dia no almoço e no jantar, sendo pelo menos um deles de tom verde escuro. Quantidade mínima: um prato de sobremesa de folhas por refeição;
castanhas, que fazem parte do grupo de alimentos de cor marrom, podem ser consumidas uma vez ao dia (em média 10g/dia);
os alimentos de cor branca variam na escolha, pois muitos são fontes de carboidrato e, se consumidos em excesso, podem levar a um aumento de peso e do índice glicêmico. “Se a escolha for batata e inhame, temos que substituir pelo carboidrato da refeição (arroz/macarrão/ trigo/etc). Se for palmito, nabo ou cebola, é possível incluir na própria salada”, indica Fernanda;

Os alimentos de cores roxa, vermelha e laranja /amarela podem ser alternados com frutas e legumes. “É interessante ingerir em torno de quatro porções de frutas ao dia e a recomendação é que os tipos não se repitam, sendo que pelo menos uma delas seja cítrica laranja/amarela”, aponta a nutricionista Fernanda Giácomo;
Para os legumes dessas tonalidades (roxa, vermelha e laranja/amarela), a nutricionista costuma recomendar de dois a quatro tipos por dia, também variando as cores: alterne cenoura, berinjela, beterraba, abóbora, alcachofra, pimentões, tomate etc. Considere uma porção de legumes como duas colheres de sopa.
Arco-íris da alimentação

As indicações de porções você pode seguir com as dicas acima. Agora, que tal saber mais sobre cada grupo de alimentos de acordo com as cores?

Veja abaixo a relação e conheça mais sobre quais as substâncias e nutrientes estão presentes nas opções, que devem estar no seu cardápio diário para te deixar mais saudável e bonita.

Vermelhos

Fonte: Thinkstock

Os alimentos de tonalidade vermelha são fontes de licopeno, que é um antioxidante que atua bloqueando a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e alguns tipos de cânceres. Eles também são boas fontes de vitamina C, flavonoides, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

Opções: tomate, melancia, goiaba, caqui, morango, framboesa e pimentão vermelho.

Laranjas e amarelos

Fonte: Thinkstock

“As opções de alimentos de tonalidades amarelas e alaranjadas são fontes de betacaroteno, um precursor de vitamina A, que é um antioxidante que combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e melhorando a imunidade”, indica Fernanda Giácomo. A substância também favorece a pele e os cabelos, pois participa da síntese de colágeno.

Opções: cenoura, laranja, damasco, abóbora, manga, carambola, maracujá, mamão e pimentão amarelo.

Brancos

Fonte: Thinkstock

Os alimentos brancos são fontes de flavina, a substância que dá a coloração clara a eles e que indica a presença rica de minerais, carboidratos, fósforo, cálcio e vitamina B6. A riboflavina é sua fonte biológica, comumente conhecida como vitamina B2 que favorece a respiração e renovação celular, melhora a imunidade e ajuda no metabolismo de proteínas.

Os alimentos de tonalidade branca também são ricos em minerais, como ferro, potássio, magnésio, manganês, sódio, cálcio e selênio, além de conter niacina e folato.

Fontes: alho, cebola, rabanete, banana, arroz, nabo, batata e inhame.

Verdes

Fonte: Thinkstock

“Essa coloração é resultado de uma substância denominada clorofila que estimula a produção de glóbulos vermelhos, influencia o metabolismo e a oxigenação celular, inibindo ainda a formação de substâncias carcinogênicas”, afirma a nutricionista. Os alimentos verdes são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais como ferro e o zinco.

Além disso, as folhas de tom verde escuro são ricas em substâncias como o ácido fólico, que é importante para a formação e manutenção dos tecidos, tanto que a recomendação para mulheres que desejam engravidar é de aumentar o consumo de alimentos com essa substância para a formação perfeita do bebê.

Fontes: brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião, pimentão verde, alface, acelga, escarola, ervilha, quiabo, vagem.

Roxos

Fonte: Thinkstock

Os alimentos roxos ou azulados têm essa tonalidade devido à antocianina, que é um potente antioxidante, que age no combate aos radicais livres que retardam o envelhecimento e diminuem o risco de câncer.

Este pigmento também está relacionado à vitamina B1, que é responsável pela transformação dos nutrientes em energia. Além disso, esses alimentos contêm outras substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Possuem também ferro, potássio, cálcio, magnésio, vitamina C e B6 e fibras solúveis.

Fontes: jabuticaba, berinjela, amora, uva, ameixa, beterraba, repolho roxo, cebola roxa, mirtilo, figo e alcachofra.

Marrons

Fonte: Thinkstock

Os alimentos de tonalidade marrom são fontes de vitamina E e selênio, sendo que apresentam grande quantidade de antioxidantes responsáveis por combater o envelhecimento celular, prevenir doenças coronárias e diversos tipos de câncer. Eles são ricos em fibras, que favorecem o trânsito intestinal, promovendo a melhora de problemas dessa região. Além disso, alimentos com essa cor também reduzem o colesterol e o diabetes.

Fontes: amêndoas, aveia, avelã, feijão, lentilha, pistache, castanha de caju, nozes e pinoles.
Site: TodaEla

sábado, 14 de julho de 2012

A Dança e seus benefícios para um corpo saudável.



As danças em geral como uma atividade física, trazem muitos benefícios para o corpo.
Muitas vezes a dança é usada como terapia e com o tempo é possível notar que os benefícios vão muito além do bem-estar físico.
Ao começar a dar os primeiros passos de dança, a pessoa se desprende dos tabus, medos e preconceitos e aos poucos percebe a sua vida se transformar.
A Dança é uma atividade física para todas as pessoas e não existe nenhuma restrição de idade e nem de qualquer outro tipo, não existe um impedimento já que os passos podem ser sempre adaptados às limitações físicas de cada um.
Muitas pessoas procuram a dança para se divertir, descontrair e muitas vezes por indicação médica, já que a Dança é uma atividade extremamente prazerosa e proporciona um ótimo condicionamento físico, dentre outros benefícios:

• Aumenta a Flexibilidade
• Melhora o condicionamento aeróbico
• Melhora a coordenação motora
• Emagrece, ajuda a perder Peso
• Melhora a Capacidade Cardiorespiratória
• Fortalece a musculatura
• Protege as articulações
• Atenua dores
• Previne problemas postura e de artrose
• Aumenta o convívio social
• Combate a depressão e a timidez
• Traz alegria
• Deixa a Auto-Estima elevada
• Combate o Stress
• Ajuda a relaxar


Dançar é uma excelente forma de nos mantermos saudáveis, com ótimo condicionamento físico e nos divertirmos.


(Site:samyafarhan)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

5 dicas para manter a forma no inverno


Com a chegada dos dias mais frios do ano, a tentação de exceder nas garfadas é forte. Para piorar, a preguiça faz muita gente escapar da ginástica. Para que você não passe o inverno todo só engordando, confira as sugestões da nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.



1- Beba chá com canela A especiaria pode ajudar a dar um chega pra lá naquela vontade de devorar guloseimas. Pelo menos é o que garantem cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, que observaram essa atuação em um grupo de voluntários. O estudo sueco provou que há demora no esvaziamento do estômago após a ingestão de canela, o que é um sinal de que ela contribui para a saciedade. "A temperatura morna ajuda a reduzir a sensação de frio e isso também favorece o controle do apetite", conta Vanderlí.

Chá de maçã com canela e gengibre - Rende 2 xícaras

Ingredientes
500 ml de água
2 maçãs vermelhas
4 ramos de canela em pau
100 g de gengibre

Modo de Preparo
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e ferva por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Deixe amornar e beba. Se preferir, adoce.

2-Acrescente gengibre ao cardápio  O ingrediente tem ação termogênica, isto é, ele concentra substâncias que atuam no sistema nervoso e favorecem o gasto energético. Não bastasse, é rico em compostos que fortalece as defesas, uma atuação muito bem-vinda nos meses em que os resfriados são mais comuns. 

3- Faça lanches intermediários  Os lanchinhos devem ser bem balanceados e as porções, pequenas. Assim, o risco de exagerar no almoço e no jantar irá diminuir, já que a fome não será tanta. A dica é não passar mais de três horas em jejum. "Aquecer uma banana e salpicar linhaça triturada e alguns cravos é uma ótima pedida", recomenda Vanderlí.

4- Inclua farinha integral  Já que a vontade de atacar bolos é muito mais frequente no frio, a sugestão é optar por receitas com farinha integral. Dessa maneira você soma fibras ao cotidiano, o que colabora para manter em ordem os níveis de glicose na circulação e breca a gula.

5- Combine a massa com a proteína  Eis uma maneira de equilibrar o índice glicêmico e, assim, combater a elevação repentina nos níveis de açúcar no sangue, o que, aumenta a saciedade. O macete, portanto, é juntar o macarrão com um filé pequeno e magro.

Confira a seguir uma receita, que é perfeita para o jantar: 
Sopa de frango e gengibre - Rende 6 porções

Ingredientes
1 colher de chá de azeite
5 colheres de sopa de gengibre picado
1 cebola picada
2 dentes de alho espremido
1 peito de frango sem pele
Sal a gosto
2 litros de água
1 cenoura em rodelas
2 talos de salsão em cubos
1 xícara de cebolinha picada para decorar

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o azeite, o gengibre, a cebola, o alho e refogue. Acrescente o frango cortado ao meio e doure por cerca de 5 minutos. Acrescente o sal e a água, feche a panela e cozinhe por 30 minutos. Retire o frango, desfie em lascas grandes e reserve. Coe o caldo, leve ao fogo novamente, adicione a cenoura e o salsão e cozinhe por mais 15 minutos. Retire do fogo e acrescente o frango. Polvilhe a cebolinha quando servir.


Por Regina Célia Pereira


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Emagreça tomando Café!


Dieta com Café

Muitos dizem que o Café engorda, pois bem, nesta matéria vamos mostrar que o Café não engorda. A começar por, o café tem somente 2 calorias por xícara isso é quase insignificante em uma dieta para emagrecer, se você reparar na dieta dos pontos o café não conta pontos devido ao seu teor baixo de calorias.

Portanto o cafezinho não engorda em nada e ainda ajuda emagrecer, o que engorda no café é a açúcar contido nele, portando café com adoçante está liberado para quem quer fazer Dietas.
Um dos motivos de ele ser tão bom na hora de perder peso é pelo fato de ser um excelente diurético que faz você perder mais rapidamente a retenção de líquidos acumulado:

O café acelera nosso metabolismo, e também a cafeína tem um incrível poder de atuar no nosso processo metabólico ajudando na digestão e obrigando o organismo a queimar muito mais calorias.
Algumas pessoas talvez não saibam que tomar uma xícara pequena de café antes das refeições faz você comer menos. E mais café ou mesmo a cafeína em pó libera em seu organismo algumas endorfinas de saciedade fazendo com que seus refeições seja mais moderadas, e olha só o consumo após as refeições também ajuda na digestão.


Algumas contra indicação:
Para pessoas que sofram de problemas gastrintestinais –  como gastrite, úlcera, acidez não devem fazer o uso de produtos que contenha cafeína.
Insônia – para aqueles que têm problemas para dormir o café também não é nada recomendado, pois o café e um estimulante isso poderá agravar seu problema.
Pessoas que sofrem de Stress – Deve ter muito cuidado ao ingerir cafeína e mais aconselhável um suquinho de Maracujá, é séria, consulte sempre seu médico!

( fonte:dietaemagrecerrapido)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Conheça os Benefícios da Natação - Natação Emagrece Rápido.


Muita gente quer ficar com o corpo em forma, eliminar gordura e definir os músculos e nisso a Natação pode lhe ajudar e muito. Que a Natação emagrece de fato todos nós já sabemos, mas qual é o melhor jeito de você conseguir executar bem os treinos sem nenhum tipo de efeito negativo? Preparamos um artigo que vai tirar todos suas duvidas sobre este magnífico esporte. 
Para começar tenha em mente que, se você sempre fizer a natação de forma lenta sem nenhum esforço, seus músculos vão entrar em uma nova rotina, mas não irão conseguir diminuir as calorias. O que realmente vai ajudar a queimar gordura e perder peso é fazer com que a taxa do coração aumente para fazer o corpo se mexer. A natação emagrece quando se inicia sua rotina de exercícios na água com intensidade.

A vantagem de emagrecer através da natação é que ela traz muitos benefícios, assim pode-se emagrecer de uma forma mais saudável em pouco tempo. A natação emagrece sem causar nenhum tipo de lesões como os esportes normais, uma vez que não vai ter o mesmo impacto que os outros esportes como a corrida ou caminhada.


Fica a Dica: 
A natação é um exercício muito completo pois movimenta todos os músculos do corpo e exige muito do seu coração e pulmão que terão que trabalhar duro para suprir o oxigênio. O que é faz desse esporte um ótimo treinamento para o sistema cardiovascular.

Mas além de poder ajudar em seu emagrecimento, a natação é muito boa para a sua saúde. Veja alguns benefícios da natação: 
• Não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões. 
• Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore. 
• Gasto calórico de até 600 Kcal/hora. (É levado em consideração o tempo de treino e a intensidade dos movimentos). 

Dicas para um melhor rendimento físico na natação: 
• A natação pode ser um exercício de longa duração e baixa intensidade ou de curta duração e alta intensidade. Depende dos objetivos que o praticante deseja alcançar. 
• Para ganhar mais resistência tente nadar com uma camisa. Quando você for nadar sem a camisa, vai encontrar mais facilidade. 
Para quem quer começar a praticar a natação é preciso seguir alguns cuidados básicos: 
• Se a piscina for local aberto deve-se usar filtro solar
• Use óculos de natação para evitar a irritação dos olhos devido ao cloro 
• Use tampões nos ouvidos isso pode evitar problemas inflamatórios nos ouvidos
• Sempre se aqueça antes de nadar para também evitar cãibras e lesões


Importante: 
Se seu principal objetivo for emagrecer não se esqueça de controlar a alimentação, pois saiba que uma alimentação balanceada e com baixas calorias são uns dos fatores mais importantes para emagrecer.


Michael Oliveira - Belezablog



terça-feira, 10 de julho de 2012

Alimentos que ajudam a queimar a gordura localizada.


Que batata frita dá celulite você já sabe. Mas quais alimentos têm o poder de queimar a danada da gordura localizada? Confira a lista completa!

Troque os doces - causadores da celulite - pelos alimentos que contribuem para a queima de gordura

A gordura localizada parece que resolve morar nos lugares em que é menos desejada, não é? "São os hormônios os responsáveis por essa distribuição. O fato de os extras se concentrarem mais em determinadas regiões se deve a um desequilíbrio causado por má alimentação, stress, poluição e falta de exercícios", diz o nutricionista australiano Max Tomlinson no livro Target Your Fat Spots: How to Banish Your Bulges ("Mire seus pontos de gordura: como banir seus pneuzinhos"). É por isso que, muitas vezes, conquistar as medidas desejadas parece impossível. "Mulheres tendem a acumular gordura no abdômen, nas coxas e no tórax", diz a nutricionista Evie Mandelbaum, de São Paulo. No entanto, nessa guerra, alguns alimentos funcionam como mísseis na hora de carbonizar celulite, pneus, gordurinhas nas costas, na parte interna das coxas... Tudo o que você precisa fazer é mirar e dar a mordida certa.

Pernas - canela
Por ter efeito termogênico, esse tempero aumenta o metabolismo basal, responsável pelas funções vitais e involuntárias do corpo, como o funcionamento dos órgãos. Além disso, a canela é rica em antioxidantes, melhora a atividade da insulina e reduz a compulsão por doces e carboidratos. É indicado o consumo de uma colher de chá diariamente.

Celulite - cereja
Quem comer essa frutinha por 12 semanas vai turbinar a queima de gordura em 9%. Cereja combate a inflamação associada à... Celulite! Você pode também incluir pimenta vermelha no cardápio. Ela é rica em capsaicina, substância que favorece a quebra de gordura. "Três gramas ao dia, em saladas e em pratos quentes, aumentam o metabolismo em até 15%", explica a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo. "Finalmente, o açaí possui antocianinas, que combatem os radicais livres, melhorando a circulação e ajudando a passagem de oxigênio", diz a nutricionista funcional carioca Andrea Santa Rosa Garcia. Adeus, furinhos!

Barriga - iogurte
O cálcio é um elemento importante no armazenamento e na queima da gordura corporal. Dietas ricas nesse nutriente podem ajudar a impedir que as calorias sejam armazenadas em forma de gordura na cintura, reduzindo a chance de ganhar peso quando você extrapola aqui e ali. Por dia, aposte em três xícaras de leite desnatado ou em duas xícaras de iogurte.



Cintura - azeite
"Duas colheres de sopa do tipo extravirgem por dia são suficientes. Seus componentes ajudam a reorganizar os depósitos de gordura localizada, impedindo que se acumulem na região abdominal", explica Andrezza. Castanhas também possuem a chamada gordura boa e regulam os níveis de açúcar do sangue, não estimulando o apetite nem armazenando pneuzinhos. Trinta gramas por dia deixam a cintura fininha.

Bumbum - pão integral
"Carboidratos são sempre convertidos em glicose, e, quanto mais lentamente esse processo ocorre, menor a chance de eles se transformarem em gordura", diz a nutricionista Bia Rique, autora do livro Comer para Emagrecer (Casa da Palavra). Isso significa que pãozinho francês pode derrubar o seu derrière. Prefira os carboidratos que se transformam em glicose devagar. "As fibras auxiliam esse processo. Dessa forma, ao escolher algum alimento no grupo dos carboidratos (como pães, cereais, farinhas etc.), é mais interessante optar pelos integrais", afirma Bia.

Seios - vinagre
Essa é outra região feminina onde a gordurinha localizada adora fazer morada. A solução? Consumir vinagre. "Ele possui uma substância chamada ácido acético, que acelera o metabolismo, evita picos de insulina no sangue, o acúmulo de gordura e inibe o apetite", explica Bruna Iasi. O de maçã ainda possui função diurética. Use-o para temperar saladas ou dilua-o em água ou em sucos light, meia hora antes das refeições. O ideal é consumir entre uma e duas colheres de chá por dia.

Costas - cebola
Qualquer blusa mais justa deixa aparente aquela gordurinha saltada na região do elástico do sutiã? "Isso pode ser sinal de tireoide preguiçosa. É ela quem regula a velocidade com que você queima calorias", diz Tomlinson. Um dos fatores que alteram o funcionamento da tireoide é o cortisol, hormônio produzido quando você está estressada. Por isso, relaxe! E aumente o consumo de iodo e selênio, presente em alimentos como castanha-do-pará, alho, fígado e cebola.

Braços - linhaça
O grande responsável pela flacidez nessa região é o baixo nível de testosterona - que cai ainda mais conforme os anos passam. A solução? Investir em gorduras saudáveis, encontradas em peixes oleosos (pelo menos um filé, de salmão, atum, sardinha ou peixe-espada, entre duas e três vezes por semana), na linhaça (que pode ser salpicada na salada de frutas) e no abacate (que fica uma delícia amassado com limão e um pouquinho de açúcar), que aumentam a produção da substância. O que mais? Fazer sexo! Segundo Tomlinson, transar regularmente faz com que seu corpo produza maior quantidade desse hormônio masculino. E apaixonar-se tem o mesmo efeito. Outras atitudes, como dormir bem, eliminar o stress, malhar, consumir menos doce e não ficar muito tempo sem comer, também ajudam nessa missão. 


Reportagem: Mayara Alves - Edição: MdeMulher
Conteúdo do site NOVA

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CHIA - para que serve e como usar.


Emagrecer rapidamente com alimentos que fazem bem a nossa saúde é o que a maioria das mulheres Fãs de dietas busca. E mesmo para aquelas que vivem em paz com o peso é sempre bom conferir as novidades que são aliadas à nossa saúde e beleza. Então aqui vai uma nova dica: as sementes de chia. De cor escura e um gosto semelhante a nozes, a chia é tão poderosa em suas funções que está entre as mais procuradas do momento, trazendo até mais benefícios que a linhaça.


O que é e para que serve.
Muito consumida por civilizações antigas a fim de ganharem força e resistência física, a chia é uma semente originária do México e entre seus componentes o principal é o Omega3, também contém fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. Entre seus diversos benefícios o principal está no auxílio a perda de peso, já que o grão que é coberto por uma capa de gel, incha em contato com água no estômago, provocando a sensação de saciedade. Outros benefícios como controle de pressão arterial, regularização do intestino, auxílio na diabete, colesterol, a melhora no humor e na pele também estão associados ao consumo de Chia.

Como usar
A chia pode ser encontrada em três formas: sementes (grãos), óleo ou farinha. Independente da maneira que você prefira consumi-la a indicação é uma colher de sopa rasa meia hora antes das principais refeições. É válido ressaltar que a chia tem um alto teor calórico, consequentemente o excesso pode levar ao ganho de peso, portanto se sua intenção for combater as gordurinhas fique atenta a quantidade.
Com tantas funções o nosso favor está explicado porque a chia é um sucesso. Agora é só escolher a melhor maneira de consumi-la e incluir este alimento poderoso em sua dieta para eliminar de vez com as gordurinhas extras ou mesmo para turbinar sua saúde.

(fonte:zun.com.br)

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Você sabia que o AMACIANTE de roupas DESTRÓI o Dri Fit?


Para quem não sabe, o Dri-Fit é uma tecnologia que permite rápida evaporação do suor através do transporte da umidade. Os fios do lado interno do tecido puxam a umidade da pele. Ao mesmo tempo, os fios do lado externo repelem a umidade para o lado externo do tecido, garantindo assim uma rápida evaporação do suor e maior conforto ao atleta.




O que pouca gente sabe – e principalmente os esportistas deveriam saber – é que não deve ser usado nenhum tipo de amaciante durante a lavagem de roupas com acabamento Dri-Fit. O amaciante acaba com a propriedade do tecido, ou seja, ele não funcionará mais com esta característica e se transformará em uma camiseta comum.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

DIET, LIGHT E ZERO: ENTENDA AS DIFERENÇAS.


Bebida zero, pão light, sorvete diet... A quantidade desses alimentos disponíveis no mercado é grande, e na hora da compra é difícil saber diferenciá-los. Qual a melhor escolha para quem quer emagrecer? E para os diabéticos, qual o mais indicado? Esclareça agora essas e outras dúvidas!



Diet
Isento de determinado ingrediente em sua composição, o produto é desenvolvido para atender a consumidores com necessidades específicas. São pessoas que precisam de alimentos que eliminam ou substituem algum componente, como o açúcar (no caso dos diabéticos), o sal (para os hipertensos), o glúten (para os celíacos) ou a gordura (para quem tem colesterol alto). “É comum que o diet seja usado em dietas de emagrecimento, mas é preciso ficar atento, pois, às vezes, o valor energético desse item não é menor do que o da versão convencional. Há casos de produtos que não contêm açúcar, porém apresentam maior quantidade de gordura e, consequentemente, seu teor calórico é superior ao da receita original”, alerta a nutricionista Paula Fernandes Castilho.
Muitas vezes, também, os diet têm menor quantidade de açúcar, mas possuem muito sódio em sua composição. “Por isso, eles devem ser consumidos apenas quando houver necessidade”, avisa Paula. Para acertar na escolha, fique atento às informações do rótulo. Apenas a inscrição diet escrita na embalagem não é suficiente - a substância que foi retirada ou substituída na fórmula também deve estar especificada.

Light
É o produto com redução no valor calórico ou na quantidade de algum ingrediente da sua composição. “Não é preciso que ele tenha isenção total de certo componente, basta uma diminuição de, no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro nutriente (por exemplo, açúcar ou gordura) em comparação à versão convencional”, explica a nutricionista. Ele é indicado para consumidores saudáveis, mas que buscam bem-estar, manutenção da saúde ou querem emagrecer.
É importante, no entanto, estar atento às informações do rótulo: o produto ao qual o light é comparado deve ser mencionado na embalagem. “E lembre-se de que o consumo exagerado de um alimento light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até superior de calorias, quando comparada ao consumo moderado de algo não light. Sendo assim, não exagere na dose!”, observa Paula.
  
Zero
A nomenclatura “zero” foi a última a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos e indica que o produto apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a sua versão tradicional. “Se for isento de açúcares, ele pode ser consumido por diabéticos e por quem quer emagrecer”, afirma a nutricionista. É o caso de AdeS Zero, que possui o sabor de AdeS Original, mas não contém açúcar e apresenta em sua fórmula 27% calorias a menos do que sua versão regular. Por isso, seu consumo é indicado tanto para quem sofre de diabetes quanto para quem quer dar adeus aos quilos extras.


(site:portalvital.com)

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Emagreça tomando CHÁ !


Você sabe para que serve o chá branco ou o chá de laranja?

Veja suas propriedades e inicie seu dia com ele.


Chá Verde = termogênico (acelera o metabolismo=queima de gordura corporal)

Chá Branco = inibe o desenvolvimento de células de gordura / inibidor natural do apetite

Carqueja = diurético (eliminação de toxinas) e digestivo

Capim-cidreira = calmante natural / auxilia a circulação

Erva-mate = estimulante natural (rico em cafeína)

Hortelã = diurético (redução de retenção de líquidos no corpo) e digestivo

Laranja = antioxidante (combate radicais livres prevenindo envelhecimento celular)

Abacaxi = diurético e digestivo

Gengibre = termogênico (eleva temperatura corporal fazendo organismo gastar + energia acelerando o metabolismo e a queima de gordura corporal)

Camomila e Melissa = ameniza ansiedade e regula o sono

Hibisco = antioxidante e antinflamatório (limpeza de toxinas no organismo)

Contribuindo para o emagrecimento saudável. 


Veja a mudança que ocorre quando você elimina o excesso de gordura corporal.

FICA A DICA para quem está pensando em começar a mudar o estilo de vida... MUDE JÁ!!! Procure um profissional para auxiliar.





( Personal Diet Vanessa Engler )

terça-feira, 3 de julho de 2012

Perda de Peso com a ajuda eficiente da Internet !!


Web ajuda no controle do consumo calórico e no aconselhamento profissional


Fazer regime com o uso de programas de internet pode ser mais eficiente do que apenas com os programas tradicionais. Pelo menos é o que afirma um estudo publicado no Internacional Journal of Obesity. Segundo a pesquisa, pacientes que usaram a internet com ferramenta no programa de emagrecimento perderam quase um quilo a mais, quando comparados aos que não a usaram.
Pesquisadores analisaram os dados de 23 estudos que comparavam programas de perda de peso com e sem auxílio de ferramentas online. A internet era usada com uma variedade de propósitos, como instrução individualizada, comunicação com instrutores, aconselhamento e registro de ingestão alimentar.
Descobriu-se, então, que quando a internet era usada para substituir completamente o aconselhamento presencial, as pessoas tendiam a pesar até um quilo e meio a mais, em média, do que aquelas que não tinham essa ajuda. A perda de peso se mostrou mais eficiente quando a internet era usada com a finalidade única da perda de peso – e menos quando o objetivo era apenas manter o peso.

fonte: Veja/Abril

segunda-feira, 2 de julho de 2012

7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber


A mudança dos hábitos alimentares é um dos fatores principais para ter sucesso na dieta. Exige que você consuma mais frutas e legumes, priorize alimentos mais nutritivos e faça escolhas mais saudáveis, reduzindo o consumo de açúcares e gorduras. Os resultados são compensadores. Bastam pequenos ajustes para sentir a diferença no corpo, para as roupas ficarem mais largas e você sentir mais disposição. O esforço costuma surtir efeito na maioria dos casos, mas quando o ponteiro da balança emperra, as pessoas se indagam sobre o que estão fazendo de errado. Você já pensou que a resposta para a estagnação pode estar na listinha de compras do regime? 

1. Granola 
Este mix de cereais, frutas secas e castanhas leva fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, mas também contém açúcar. Invista na versão diet/light da mistura. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, 100 g de granola tem 421 calorias. Seguindo a tabela da dieta dos pontos, meia xícara (chá) apresenta quatro pontos. "O recomendado por dia é 25 gramas", diz a especialista. Prefira comer a granola no café da manhã para ganhar mais disposição e ainda ter um dia inteiro para gastar as calorias consumidas.  

2. Água de sabor 
Beber água para hidratar o corpo é essencial para a nossa sobrevivência e para a dieta. A água nutre as células, desintoxica o organismo, faz os rins e intestino trabalhar melhor. O ideal é beber até 2 litros de líquidos por dia. É pensando nisso que muita gente acaba abusando das águas de sabor. De limão, morango e até mesmo de maçã-verde e lichia, elas contém aditivos, adoçantes e, às vezes, até açúcar. Não deve ser consumida em grande quantidade, no máximo, dois copos por dia.  

3. Saladas perigosas 
A saladinha costuma ser uma opção leve e refrescante para os dias de verão, mas segundo a nutricionista Rosana Farah, aquelas temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas porque costumam carregar muitas calorias e gordurosas saturadas. Uma opção mais saudável é um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperada com molho de iogurte desnatado e acompanhada de uma proteína mais leve, como o peito de frango ou peixe grelhado.  

4. Açaí 
A fruta da região amazônica faz sucesso, sobretudo entre praticantes de esportes que adoram se refrescar depois dos exercícios. Apesar de ser rico em nutrientes (principalmente: cálcio, ferro, vitamina B1), o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são 248 calorias em 100 gramas. Um copo de açaí tem 2 pontos e a tigela de açaí (com banana, granola e mel- 1 colher de sopa) tem 4 pontos. Os complementos na hora de consumi-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. "O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas", explica a nutricionista Rosana Farah.  

5. Comida japonesa
Um dos alimentos que as pessoas mais gostam da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O sushi têm entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que come-se muitos de uma vez só. Uma unidade tanto de atum quanto de salmão apresenta 1 ponto. A recomendação da nutricionista é "No seu almoço ou jantar, limite o consumo até quatro unidades, assim você pode desfrutar do restante do cardápio oferecido no restaurante japonês", aponta Rosana.  

6. Refrigerante light ou zero
Os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, mas um outro elemento do refrigerante causa preocupação nos especialistas: o adoçante. A nutricionista Rosana Farah ainda alerta que quanto maior for o consumo de adoçantes, maior fica o desejo por doces. "Estudos apontam o efeito do adoçante nas papilas gustativas fazendo com que fiquem mais receptivas ao sabor doce", diz ela.  

7. Barrinhas de cereais 
As barrinhas de cereais são ótimas opções para os lanches intermediários, mas contêm, em média, 100 calorias, portanto não devem ser ingeridas à vontade. As que possuem cobertura de chocolate costumam ser as com mais calorias (e pontos). No caso das barrinhas de cereais (dependendo da marca), a pontuação varia de 0 a 3 pontos.  

(fonte: site minha vida  - por Roberta Vilela)