quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dormir à tarde faz bem.


Depois do almoço bate aquele soninho, né?
Quem nunca desejou uma cama para um breve cochilo ou até mesmo para longas horas de ronco? Acontece que muitos mitos andaram rondando a cabeça das pessoas sobre as vantagens de se tirar uma sesta.
Afinal, dormir à tarde faz bem ou não para a saúde?



Uma descoberta nos últimos anos reforçou a hipótese de que o sono facilita o armazenamento da memória em curto prazo e, além de renovar o cérebro, um soninho à tarde melhora as habilidades mentais. Um descanso de 30 minutos também ajuda a combater o risco de doenças cardíacas, segundo estudo. Com isso, concluiu-se que, entre adultos saudáveis, a sesta pode reduzir a mortalidade coronária.
Mas isso não é desculpa para ficar deitado o dia todo não, tá? Um descanso após o almoço é sim válido para dar aquele up em você até o final do dia, mas nada de esticar o cochilo por horas e horas, afinal temos responsabilidades e compromissos a cumprir. Além de ter de fazer aquela atividade física de cada dia.

(site: http://br.blog.consultaclick.com)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO PARA GESTANTE



Todo relaxamento deve ser feito em local calmo e tranquilo, e com música ambiente calma. A gestante deve se preparar para relaxar o corpo e a mente, tendo por objetivo uma gravidez melhor e um melhor parto, já que a gestante relaxada, calma e tranquila consegue realizar um parto bem mais rápido e melhor, além de transmitir ao bebê sua tranquilidade.
Relaxar é fazer cessar totalmente toda a atividade muscular, física e psíquica, através de um ato consciente e auto-dirigido.
A gestante pode utilizar-se de quaisquer técnicas de relaxamento, desde que aprenda a fazê-la sozinha, para que possa utilizá-la na hora do parto.



Procure ficar numa posição bem confortável, bem à vontade, sentada ou deitada na posição com a qual sentir-se melhor. Durante os exercícios de relaxamento, não utilize nada que possa apertar ou incomodá-la. Devem-se afrouxar bem as roupas e retirar os sapatos. Feche seus olhos e procure não abri-los até o final do exercício.
Comece concentrando sua atenção em um ponto imaginário, situado à frente de seus olhos, tente ver um ponto, uma marcha, um círculo, uma zona clara, situada a um ou dois metros de distância de seus olhos. Você pode imaginar esta situação sem qualquer esforço, solte-se completamente, respire calmamente e se entregue por inteiro ao relaxamento.
Comece relaxando seu rosto, soltando toda a musculatura da face. Ao relaxar o rosto, a boca fica um pouquinho aberta. Isto acontece sem nenhum esforço, independente de qualquer contração de seus músculos, pois o relaxamento não exige força física. A melhor maneira de se relaxar é deixar-se levar pelo exercício.
Relaxe agora seus ombros, um pouco mais, um pouquinho mais e. . . Muito bem! Perceba o relaxamento de sua nuca, os braços estão relaxados. Todo o seu corpo está relaxado. Respire suavemente, gostosamente, mentalizando forças positivas para você e seu bebê, levando sangue e oxigênio para o novo ser. Perceba a sensação de serenidade, tranquilidade, isolamento e de descanso profundo, sentindo-se muito à vontade. Procure perceber seu próprio relaxamento. Se seu corpo está pesado, ou sem peso algum, você mesma vai sentindo-se mais e mais relaxada.
Imagine agora uma situação relaxante pela qual você já tenha passado a situação que lhe tenha sido mais agradável. O relaxamento é seu.

Você é quem escolhe a situação relaxante. . . Um dia no campo, um dia na praia. . . Você deve tentar revivenciar realmente estas situações. Onde está você? Quem está o seu lado? O que está acontecendo ao seu redor?

Siga vivenciando todos os detalhes. Perceba que você vai conseguindo sentir a mesma tranquilidade, paz e felicidade daqueles momentos. Sinta a paz e o descanso que esta situação está lhe trazendo. Você está sentindo-se cada vez mais relaxada e à vontade.
Agora sem pressa, quando você quiser, termine o seu relaxamento. Lembre-se que se deve terminar de uma forma progressiva. Primeiro você deve elevar seu tônus muscular que está baixo, você consegue isto abrindo e fechando suas mãos, mexendo seus pés, movendo um pouco suas pernas e o rosto. Assim você vai gradativamente saindo de seu estado de relaxamento. Agora, faça lentamente três respirações profundas. Você sentirá todas as sensações vividas durante o relaxamento e, que pouco a pouco, elas vão desaparecendo, ficando somente a sensação de ter descansado profundamente.
Finalmente, ao abrir seus olhos, você encontrar-se-á muito bem. Abra-os quando quiser.

 “Aumente seu otimismo e sua alegria de viver, pois mãe alegre e saudável significa filho também alegre e saudável".

(site: brasilescola.com)

sábado, 24 de novembro de 2012

Benefícios de se praticar FUTEBOL.


Fazer qualquer esporte traz muitos benefícios à saúde e o futebol não fica atrás. Uma outra vantagem de praticar esta modalidade é ficar com pernas fortes e bonitas.
Publicidade

Veja abaixo os benefícios que este esporte pode lhe proporcionar:

  • Diminuição da gordura corporal;
  • Manutenção do peso;
  • Aumento da força e da massa muscular;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Melhora da resistência cardiovascular;
  • Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;
  • Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc;
  • Elimina o estresse e a ansiedade;
  • Diminui a frequência cardíaca em repouso;
  • Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome;
  • Aumenta a socialização, afinal é um esporte coletivo. 




Além disso, com certeza você irá se divertir durante as partidas podendo gastar muitas calorias. Em média 400 calorias em 45 minutos de jogo. É um esporte com curtas explosões de atividade intensa, isto é, de repente chega um passe e você sai correndo com a bola, diminuindo o ritmo assim que passa a bola adiante. 

Por isso tenha certeza de que seu fôlego é suficiente.

Mas atenção!

Faça uma avaliação física (disponíveis nas melhores academias ou através do seu médico) para conhecer o seu nível de condicionamento a partir daí, praticar este esporte de maneira segura a sua saúde;

Faça um complemento com a musculação 3x por semana para adquirir mais força, resistência e potência muscular;

Hidrate o corpo bebendo água ou um isotônico, antes, durante e depois dos treinos;

Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos e jogos;

Para atletas, é também importante fazer aulas de flexibilidade, para ampliar a mobilidade articular;

Use roupas e calçados apropriados.


(site:terra.com.br)



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FATOS E MITOS NA VIDA DE QUEM QUER EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL


Em matéria de dieta, todo mundo sabe algum truque infalível, e os milagres brotam a toda hora, prometendo resultados espetaculares e fáceis em curtíssimo espaço de tempo. Cuidado, porque tudo isso pode colocar sua saúde em risco. Descubra, aqui, o que é fato e o que não passa de mito quando o assunto é dieta saudável:



Tomar água durante as refeições engorda?

Fato. Os alimentos na boca junto com líquidos (água, refrigerantes ou sucos) não permitem uma boa mastigação. Tudo fica muito diluído, você engole mais facilmente e come muito mais. O ideal é tomar líquido antes das refeições ou ao término, se necessário.

Biscoito de água e sal não engorda?

Mito. Na verdade, apenas o sabor parece ser mais leve. Mas ele tem tantas calorias quanto um biscoito de maisena. Portanto, você pode comer, sim, os de água e sal, mas com moderação.

Misturar carboidratos e proteínas engorda?

Mito. Juntar esses dois nutrientes presentes, por exemplo, no arroz (carboidrato) e no feijão (proteína vegetal) em quantidades adequadas contribui para uma alimentação saudável e para quem quer emagrecer também. Entretanto, o recomendável é manter as proporções ideais de cada um deles, conforme mostra a pirâmide alimentar, de modo a compor uma dieta saudável e equilibrada. E, claro, comer o restante dos alimentos para atingir a quantidade adequada de calorias.

A sobremesa sempre atrapalha a digestão? 

Mito. Depende da sobremesa, bem como de tudo que você ingeriu antes. Seu corpo não entende a digestão só da sobremesa, e sim do conjunto dos alimentos da refeição. Claro que uma feijoada ou um churrasco, e depois uma torta com muito creme de leite, podem, juntos, contribuir para uma digestão mais difícil, porque a gordura leva mais tempo para ser metabolizada. Entretanto, com as frutas não acontece isso. Frutas, ácidas, por exemplo, costumam ser ricas em vitamina C, e isso pode inclusive colaborar na absorção do ferro pelo organismo. Outras frutas, como o abacaxi, são ricas em enzimas e podem ajudar no processo digestivo. Portanto, o que atrapalha não é a sobremesa, mas sim o tipo escolhido. Prefira frutas naturais nas quantidades preconizadas pela pirâmide alimentar.

É possível comer sobremesa sempre e não engordar?

Fato. Desde que a escolha seja inteligente. Veja como compor os alimentos da sua refeição de forma que a sobremesa de sua preferência possa ser saboreada de vez em quando. A sobremesa não deve ser cortada do cardápio de ninguém, inclusive de quem quer emagrecer. Algumas pessoas não vivem sem comer um doce ou alimentos com sabor adocicado. Para muita gente a sobremesa é fundamental para complementar a sensação de saciedade. Sem ela, é como se estivesse faltando algo ao final e a pessoa precisasse beliscar logo depois de ter feito uma refeição. Boas sugestões são sempre as frutas, que não precisam ser consumidas da mesma forma. O iogurte natural desnatado e a gelatina são acompanhamentos recomendáveis para as frutas. A maça, a pêra e a banana podem ser assadas com canela, a abobora pode ser cozida no vapor e desfiada. Escolha frutas da sua região. As da época são mais doces e saborosas.
Coma devagar! O cérebro leva 20 minutos para ativar o mecanismo de saciedade.

Tomar chás depois das refeições ajuda a queimar calorias? 

Mito. O chá quente após a refeição pode ter um efeito calmante, relaxante, e isso pode auxiliar na digestão. Mas não há comprovação de que chá ajuda a queimar calorias depois da refeição.

Comer depressa e mastigar pouco faz engordar?

Fato. A digestão tem início na boca, com a mastigação. Deve-se mastigar, no mínimo, 30 vezes cada porção de alimento e sem ajuda de líquido para engolir. Quando você come vorazmente, não permite que o cérebro ative o mecanismo da saciedade, que demora em torno de 20 minutos depois que você começou a comer. Portanto, se acabar de comer antes desse tempo, não vai conseguir registrar a mensagem de que seu organismo está satisfeito, mesmo que tenha comido muito. Assim, fazer as refeições de forma muito rápida e sem mastigar direito contribui para que a pessoa engorde, pois o cérebro não tem tempo de entender que o corpo já está satisfeito e está na hora de parar.

Ingerir muitos carboidratos em uma mesma refeição faz qualquer pessoa sair da linha? 

Mito. Você pode comer de acordo com as porções da pirâmide: em uma dieta de 2.000 kcal/dia até 6 porções, optando pelos cereais integrais. Claro que quem come dois pratos de macarrão e dois pães em uma mesma refeição é sério candidato a ganhar peso.

Refrigerante e água gasosa engordam por causa do gás?

Mito. O gás não contém calorias. O que contém é o açúcar que está nos refrigerantes comuns e nas cervejas (também têm álcool, que possui calorias vazias e inúteis). Assim, o gás dessas bebidas pode causar desconforto, sensação de estômago inchado e até dificultar a digestão. Mas não engorda.

Posso trocar a água mineral por água tônica no restaurante?

Mito. Se está tentando emagrecer, não vai dar certo. Apesar do nome, água tônica é refrigerante e, a menos que seja diet ou light, com redução calórica, tem calorias como todo refrigerante. Portanto, água tônica não é sinônimo de água.

Comer muito à noite engorda mais?

Fato. E isso acontece por dois motivos. À noite o metabolismo é mais lento e processa mais devagar os alimentos. Além disso, o gasto de energia nesse horário é menor, uma vez que você vai entrar em fase de repouso. Assim, as refeições ao longo do dia, café da manhã e almoço devem ser maiores que o jantar, porque terá o restante do período para consumir o excesso de calorias.

Comer em frente da televisão ou lendo não é bom?

Fato. Se você estiver assistindo a seu programa favorito e se divertindo com isso, não estará prestando atenção ao que está comendo, podendo até ir além da conta e exagerando nas calorias. Se for um programa ou uma leitura tensa, envolvendo violência , isso pode provocar descargas de adrenalina que prejudicarão o processo digestivo.

Refeições líquidas, como sopas e sucos, engordam menos?

Mito. Tudo depende dos ingredientes. Existem sopas muito calóricas que levam creme de leite e carnes gordas e sucos engordativos que levam leite condensado. Nesse caso, é melhor fazer uma refeição leve, que vai dar uma sensação de saciedade por mais tempo, simplesmente porque você mastigou os alimentos.

Substituir o almoço por frutas ajuda na perda de peso?

Mito. Você deve tomar cuidado com isso. Substituir o almoço por uma fatia de melão, por exemplo, é um perigo. Primeiro porque você não recebe o aporte necessário de nutrientes que seu corpo precisa para continuar funcionando direito. Depois, porque em menos de uma hora você vai estar com muita fome e certamente comerá muito mais. Na dieta de 2.000 Kcal são recomendadas 3 porções de frutas por dia.

Quem quer emagrecer precisa cortar os doces por completo?

Mito. Há doces preparados com muito açúcar e ovos, como o quindim, bolos recheados, pudins, musses. Substitua-os por doces de abóbora com queijo, peras em calda, banana com canela. Pessoas que adoram doces e não vivem sem eles podem ficar muito infelizes em uma dieta em o doce é abolido por completo. 

Portanto, o ideal é fazer escolhas sensatas e não comer além da conta.


(blog - Leticia Moraes nutrição )

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Musculação é o exercício mais indicado para diabéticos


Segundo estudo, ela traz mais benefícios do que o estilo aeróbico




Recentemente, uma pesquisa realizada por especialistas dos departamentos de fisioterapia e endocrinologia do Hospital de Cingapura, ilha localizada embaixo da Malásia, com pacientes durante oito semanas consecutivas, constatou que o exercício resistido (musculação) traz mais benefícios do que o estilo aeróbico para portadores de diabetes melitus tipo 2.

De acordo com o estudo, ambos os tipos de exercícios geraram impacto positivo na saúde e melhora no controle do diabetes. Entretanto, o grupo que realizou a musculação apresentou resultados positivos em mais aspectos da qualidade de vida, incluindo na avaliação psicológica, supostamente porque o treino seria considerado menos monótono e a musculação auxiliaria na realização de outras atividades do cotidiano.

“Um dos problemas de se recomendar exercícios aeróbicos para diabéticos está nos riscos de bolhas e lesões nos pés durante caminhadas ou corridas”, explica a geriatra Janise Lana Leite. Segundo ela, os diabéticos devem redobrar a atenção com os pés, pois bolhas ou machucados podem levar a um quadro mais grave”, avalia. Em idosos, há ainda um risco aumentado de quedas e lesões. “Isso que nos leva a preferir o exercício resistido com equipamentos ou pesos livres e com supervisão de professores qualificados”, afirma.

Outro cuidado com o diabético que pratica atividade física é o controle glicêmico antes e após o exercício. “Em diabéticos deve-se evitar a prática de atividades se a glicemia estiver acima de 250 mg/dl em jejum. Se a dosagem estiver abaixo de 100 mg/dl deve-se ingerir algum alimento à base de carboidrato durante ou após o exercício para evitar a hipoglicemia” orienta Janise. Por este motivo, conhecer a resposta glicêmica de cada aluno para diferentes condições de exercício é fundamental, conclui a especialista.

Fonte:  Arca Universal

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MAÇA - Saiba quais benefícios a fruta pode trazer para a sua saúde.


 
Os benefícios da maçã
Saiba quais benefícios a fruta pode trazer para a sua saúde

Por Alessandra Busko


maçã além de ser uma fruta muito saborosa, possui um grande valor nutritivo. Consumir apenas duas unidades ao dia já ajuda no combate a vários problemas. Essa fruta é rica em vitaminas B, C, E, sua casca possui uma fibra solúvel muito importante, a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue e garante uma série de benefícios para nossa saúde.

A fruta pode ser consumida crua, cozida, assada, pode ser usada no preparo de sucos, chás, tortas, saladas, geléias. E claro, não podemos nos esquecer de que é ótima se consumida principalmente com casca, onde estão muitas vitaminas que ajudam nossa saúde.




Quais os benefícios da maçã?

Ajuda a combater problemas cardíacos, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer como, por exemplo, de cólon e de mama. A maçã possui antioxidantes que proporcionam uma capacidade respiratória maior, ajuda a combater problemas pulmonares, protegendo os pulmões principalmente dos fumantes.
Possui ainda uma propriedade adstringente excelente para a garganta e cordas vocais. É ótima para regular o intestino, evita problemas do sistema nervoso, retarda o processo de envelhecimento. Contém fósforo, que contribui para a formação de ossos e dentes, ferro, que é importante na formação do sangue e ajuda na digestão.

Uma boa dica para quem está fazendo dieta é que a maçã é um excelente alimento para ser incluído no cardápio, pois sacia a fome e ainda deixa a pele mais bonita e saudável.


(dicasdemulher.com.br)

E com você, está tudo bem? Nem todas as pessoas são capazes de nos entender





Sempre perguntamos para as pessoas: “Está tudo bem?” E a resposta, que se tornou automática é: “Sim, tudo, e você?” Mas será que pensamos antes de responder? E por que está sempre tudo bem?

“Corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem.” 2 Reis 4:26

Essa mulher estava com o filho morto em casa e procurava ajuda do profeta Eliseu, que foi usado por Deus ao dizer que ela teria um filho. Mesmo com toda a sua situação caótica e trágica, ela respondeu simplesmente: “Tudo bem!”
Mas, por que ela respondeu assim, se estava com o filho morto?

A resposta certa

Sem murmurar - Adianta reclamar e se culpar diante de uma situação difícil? Resolverá o problema? Esse “tudo bem” usado como resposta por uma sunamita quer dizer primeiro que é preciso ser forte diante de tudo que quer torná-lo fraco. É necessário manter o equilíbrio para saber tomar a atitude certa diante de uma situação importante.

“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” 2 Coríntios 12:10

Sem espalhar o problema – Há quem goste que todos saibam da situação que passa em casa, no trabalho, na vida financeira. É claro que, se são pessoas da mesma família, é natural, mas para que falar para quem mal conhece?
A sunamita, ao encontrar Geazi, não falou para ele o que estava acontecendo, porque o importante era falar para Elizeu. O que resolveria falar para o servo?

Temos que discernir que não são todas as pessoas que são capazes de entender a fé da mesma maneira, que algumas gostam de saber o problema somente para fofocar e até mesmo julgar. O que ajuda isso?
É preciso falar com quem professa a mesma fé, quem entenderá a mesma linguagem, quem poderá ajudá-lo com oração, com alguma atitude de fé, algo que lhe fortaleça e lhe redobre o equilíbrio de forma sábia.
Procurando a solução – A sunamita não murmurou ou espalhou a notícia, ela simplesmente tomou uma atitude para encontrar uma solução, porque não aceitava a morte de seu filho. Até mesmo para o seu marido não disse nada.

Quando procuramos resolver um problema, quanto mais falamos com as pessoas, mais abrimos espaço para a possibilidade de ouvir opiniões contra a sua fé. Isso não traz resultado para nada.
Que possamos ser como essa sunamita, que, mesmo com um filho morto em casa, não desistiu e saiu à procura de uma solução.

A fé colocada em prática pode trazer vida, só depende de nossa posição pessoal diante do problema. É preciso reagir e não deixar que as condições engulam as atitudes.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cama Elástica queima calorias e turbina os músculos.


A cama elástica, ou minitrampolim, queima (muitas) calorias e trabalhar a musculatura.
Reportagem: Carmen Cagnoni 

Minitrampolim queima calorias e tonifica os músculos.
Aposte nessa onda

 Veja dez motivos para começar a dar seus pulos em casa



Os exercícios na cama elástica, ou minitrampolim, dão pique de sobra para realizar as tarefas ao longo do dia. "Por ser um exercício aeróbico, aumenta ocondicionamento físico e melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório. Vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física, você deve procurar seu médico e um educador físico, ok?", alerta Guga Binotto, personal trainer e especialista em emagrecimento (RS)

1. O minitrampolim não ocupa espaço. O acessório tem, em média, uma largura de 92 centímetros e profundidade de 20 centímetros. E ainda há versões dobráveis. Portanto, é possível guardá-lo facilmente em qualquer lugar da casa ou até mesmo escondê-lo embaixo da cama.

2. Deixa o corpo durinho. Os movimentos ajudam a tonificar a musculatura, principalmente, membros inferiores (coxas, panturrilhas, bumbum e músculos da região do quadril).

3. Afasta lesões. Os exercícios fortalecem a região de musculatura flexora do quadril, que é fundamental para proteger os joelhos e tornozelos. "De acordo com um estudo da Universidade de Oklahoma (EUA), a lona elástica absorve 87% dos impactos. O fortalecimento muscular da área do quadril contribui diretamente para uma melhor estabilidade do corpo", conta Guga Binotto.

4. Deixa a barriga durinha. Por causa do esforço que a cama elástica demanda do abdome para manter o equilíbrio, amusculatura do core – conjunto de músculos abdominais e dorsais que, juntamente aos do quadril, formam o núcleo do corpo – é altamente trabalhada. A estrutura também é responsável pela manutenção da postura e proteção da coluna contra impactos e sobrecargas.

5. Desenvolve a coordenação motora e descontração durante a execução dos movimentos.

6. Melhora a circulação sanguínea e do sistema linfático, contribuindo para o combate da celulite.

7. Fortalece os músculos das pernas e do bumbum e dos tecidos ósseos, prevenindo a osteoporose.

8. Pode ser praticado por pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico, desde iniciantes até as mais avançadas.

9. É muito mais barato do que uma esteira residencial. O minitrampolim pode ser encontrado com valores entre R$ 150 e R$ 350, enquanto uma esteira custa, em média, R$ 1 mil, e necessita de muito mais espaço.

10. Você malha e se diverte. Além de todos os benefícios que a cama elástica faz pelo seu corpo, esse treino ainda tem gostinho de infância, da época em que você pulava na cama da mãe ou brincava com as outras crianças no jardim. Outra vantagem é que você pode pular ouvindo música ou assistindo TV, e o treino não cai na rotina.

(site: corpoacorpo.uol.com.br)

Emagreça com a Fitball!


Imagine emagrecer, tonificar a musculatura e fortalecer o abdômen tudo ao mesmo tempo.
O fitball é uma ótima opção para fortalecer os músculos e queimar calorias.
 


Os exercícios com bola trabalham força (braços, pernas e tronco), equilíbrio e coordenação, flexibilidade e relaxamento e resistência aeróbica. Os grupos musculares mais trabalhados são os músculos abdominais, o peitoral, pernas e glúteos.
Um dos benefícios do fitball é a diminuição das dores lombares e a correção postural devido à fortificação dos músculos abdominais. É um treino diferente e divertido e que proporciona um corpo esbelto, bem-estar e qualidade de vida.
Relaxamento, tonificação, fortalecimento, definição e ganho de massa muscular. Tudo isso pode ser sentido logo no primeiro mês de treino.

Faça em casa!
Se você quer sentir os benefícios dos exercícios com bola, mas anda sem tempo de ir à academia ou ao estúdio de pilates, que tal começar em casa?

Algumas séries são bem simples e podem ser feitas em casa sem dificuldade:

Barriga – deite sobre a bola de forma que o arco de suas costas (região lombar) esteja bem apoiado nela. Ponha as mãos cruzadas no peito. Levante o tronco contraindo o abdômen, mas sem forçar o pescoço.

Coxas e glúteos – em pé, cabeça reta, afaste as pernas na largura dos quadris e apoie a parte inferior das costas na bola, que deve estar encostada na parede. Flexione os joelhos até formar um ângulo de 90 graus, rolando a bola na parede para baixo e para cima.

Peitoral – deite de bruços sobre a bola, com a ponta dos pés apoiada no chão. Dê impulso, fazendo a bola rolar de modo que as suas mãos encostem no chão e as pernas fiquem soltas no ar. Flexione os cotovelos, aproximando o peito do chão, e volte.
Os exercícios com bola podem ser praticados duas vezes por semana, com treinos de 45 minutos. 

Normalmente, uma série é executada com 15 ou 20 repetições e intervalos de um minuto
Dicas:

- A fitball deve ter cerca de 55 cm de diâmetro para pessoas com até 1,70 m e de 65 cm para quem tiver mais de 1,70 de altura;
- Use roupas confortáveis e tênis;
- Pratique os exercícios de 2 a 3 vezes por semana;
- Dê intervalos de 1 minuto entre as repetições;
- Faça sempre um aquecimento e os respectivos alongamentos no final do seu treino;
 - Verifique se no local existem objetos que possam  furar a bola;
 - Para limpar utilize água e sabão e não materiais de limpeza com abrasivos e solventes;
- Mantenha longe do calor e do sol;
- Afaste os móveis próximos de onde você treina para não se machucar;
- Se sentir dores na execução dos exercícios, pare imediatamente;
- Faça sempre o ciclo respiratório (inspiração-expiração).

(site:emagrecendo.com.br)

sábado, 17 de novembro de 2012

Como saber se alguém gosta de você?


O ideal seria que a outra pessoa se manifestasse, mas algumas expressões são capazes de deixar evidências


Por Débora Ferreira 




Ligação inesperada para papear ou convidar para algum compromisso, sorriso discreto e olhares disfarçados são algumas atitudes que demonstram que algo está se modificando na vida de duas pessoas que não se conheciam ou eram apenas bons amigos. É bem possível que eles se tornem um casal.

“O modo mais fácil de saber se alguém gosta de você é perguntando, mas, considerado que nem todos conseguem ser tão diretos, e nem mesmo ficar à vontade para isso, a melhor forma é perceber algumas expressões que são capazes de demonstrar o que está rolando”, comenta a psicóloga Regiane Montretti.

Segundo a profissional, muitas pessoas não se manifestam, até por isso pesquisas apontam que o relacionamento a dois exige uma tarefa mútua de conquista, carinho, companheirismo e pequenos gestos e detalhes que agradem o companheiro, para que o outro sinta-se ainda mais seguro.
 “Quando uma pessoa está gostando de outra, ela demonstra o interesse de alguma forma, nem que seja de modo sutil ou o mais singelo que pareça, como um abraço bem apertado. Ela quer falar, mas quer principalmente ouvir e ajudar. Pergunta do dia a dia, faz comentários de algo que você gosta ou citou em outra oportunidade. Enfim, mostra atenção em tudo”, alerta Regiane.

Para a psicóloga, não há momento que não seja indicado, nem hora e empecilhos para que ambos possam se encontrar. Sempre tem um jeitinho e modo, nem que seja por pouco tempo. O parceiro nunca desaparece sem dar explicações, ele se preocupa em se justificar verdadeiramente. Ele olha nos olhos e fala com o coração.

De forma natural

“Recentemente, fui surpreendida por um rapaz, que me questionou se eu tinha a intenção de constituir algo sério com ele, pois não demonstrava nenhum indicio ou espaço para que pudesse se aproximar mais e fazer parte da minha vida. Foi quando resolvi me render aos encantos dele. Estamos namorando”, conta a assistente contábil Juliana Saporvik.  

Se o parceiro estiver interessado em um compromisso sério, ele vai demonstrar. “Caso isso não aconteça, valorize-se, cuide de você, não fique pedindo pelo amor de ninguém. Um relacionamento saudável acontece naturalmente”, finaliza Montretti.

(site: arcauniversal)


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O QUE NÃO VESTIR !! Existem alguns tipos clássicos de silhuetas, você sabe qual é a sua?

Isso é importante saber, pois enquanto a gente não emagrece, dá pra dar uma ajudada no visual vestindo o que é apropriado pro nosso tipo de corpo e principalmente EVITAR o que nos desfavorece!







AMPULHETA: É a típica mulher-violão.
Seios fartos, cintura fina, quase zero barriga, braços e coxas roliças, quadris largos e ombros proporcionais aos quadris.
é um tipo de corpo bem brasileiro.
Os quilos a mais se acumulam nos seios e nos quadris, deixando o visual "achatado" e pesado.

O QUE USARtecidos maleáveis e leves ao cair, calças e saias retas, produções monocromáticas, vestidos cache-coeur, cintura alta ou marcada, decotes em V, faixas, cintos médios ou finos, poucos acessórios.

O QUE NÃO USAR:  peças estruturadas, abotoamento duplo, pregas, saias volumosas, roupas coladas no corpo ou muito largas, calças amplas ou afuniladas demais, blusas curtas e casacos sem a cintura marcada. 

TRIÂNGULO: É tipo mais atlético (quando magra)
Braços normais, seios muito fartos, ombros largos, cintura larga, pernas finas, quadris estreitos e zero poupança. 
é um tipo de corpo mais atlético, vejo muito nas meninas que praticam natação (com exceção dos seios).
Os quilos a mais se acumulam nos seios e na barriga.

O QUE USAR
blusas com bordados na barra, decotes em V, detalhes verticais como cachecóis e echarpes, mangas de punho amplo, anéis grandes, braceletes, vestidos e saias evasês e balonês, calças de cores fortes.

O QUE NÃO USAR:  camisas e casacos estampados, bolsas de alças curtas, golas e mangas elaboradas, ombreiras, calças e saias muito justas, gola rolê, blusas totalmente fechadas, cintura alta, blusas ombro a ombro (tipo barco), brincos grandes e colares curtos.

PÊRA:  a típica mulher Tanajura.
Seios pequenos, cintura fina, quase zero barriga, braços e coxas roliças, quadris largos e arredondados, ombros estreitos.
É um corpo muito feminino, e diz a lenda, que são as melhores mulheres para "parir"
Os quilos a mais se acumulam na poupança, quadris e coxas.
Não há dieta que ajude quem tem este tipo de corpo. o jeito é malhar!

O QUE USAR decotes e detalhes horizontais, blusas e blazers cintados, saias levemente afuniladas de tecidos firmes, salto alto, brincos chamativos e colares curtos, corte império, cintos e calças direitas.

O QUE NÃO USAR:  camisas de punhos largos, bolsas de alças compridas, calças e saias claras, estampadas ou muito justas, bolsos volumosos e bordados na região dos quadris, calças cápri e peças curtíssimas.

RETÂNGULO: a mulher tábua.
Seios pequenos, cintura meio larga, quase zero barriga, braços e coxas finos, quadris na mesma proporção do ombro.
é um tipo de corpo reto, geralmente sem bunda e sem peito.

O QUE USAR: saias rodadas, cintura levemente baixa, vestidos-casaco, pantalonas, calças pregueadas ou boca-de-sino, mangas , decotes em V ou U, tecidos fluidos ou com textura, casacos e jaquetas.

O QUE NÃO USAR golas altas, roupas largas demais como calças baggy, estampados exagerados, blusas justas ou curtas, cós largos, cintura alta, peças muito acinturadas e cintos que contrastam com o resto do look.


OVAL: O botijão de gás!
Seios fartos, cintura muito larga, barriga proeminente, braços e coxas finos, quadris estreitos
é um tipo de corpo dificílimo. Dá trabalho pra uma roupa "cair" bem!
O excesso de peso se acumula no abdomen e costas ( aquelas famosas dobras nas costas HORROR!)
O ponto positivo, é que se a madame se exercitar, facilmente consegue migrar pra um corpo atlético (triângulo) o que é menos pior.

O QUE USARlooks monocromáticos, tecidos encorpados, decotes em U ou V, saias e calças direitas, lapelas estreitas, túnicas e camisas até a metade dos quadris, salto grosso, anéis e brincos poderosos.

O QUE NÃO USAR:   tecidos volumosos ou colantes, calças e blusas muito largas, cintos, salto fino, bolsas grandes, saias rodadas, cores vibrantes, bolsos e botões exagerados, lenços amarrados no pescoço. 


( http://ivebk.blogspot.com.br )

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Beba água e melhore seu raciocínio

Ficar só um pouco desidratado já compromete o trabalho dos neurônios e causa até irritação.




Novo estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, aponta um motivo inusitado para bebermos bastante líquido ao longo do dia, e especialmente quando estamos lendo, estudando, escrevendo... Após acompanhar 51 voluntários submetidos a testes de atenção e lógica, os cientistas descobriram que mesmo uma desidratação leve - aquela que muitas vezes surge antes de a sede dar as caras - já atrapalha o raciocínio. Mais do que isso, o humor piora com a falta de H20 no organismo. "Todas as células do corpo precisam de água para funcionar, e as neuronais não são exceção", explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong. "Sem hidratação adequada, as informações e os sentimentos acabam sendo processados de um jeito impróprio pela massa cinzenta", conclui.

A diferença entre os sexos
Não se sabe direito a razão, mas um tanque vazio induz respostas distintas na massa cinzenta feminina em comparação com a masculina. Enquanto as mulheres avaliadas na pesquisa americana apresentaram frequentemente cansaço, dores de cabeça e nervosismo, os homens sofreram mais com ansiedade e problemas de memória. Por outro lado, tanto a turma do Bolinha como a da Luluzinha reportaram bastante dificuldade de atenção.

Fonte: Revista Abril

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cinco máquinas poderosas contra celulite, gordurinhas e flacidez





Por Ana Carolina Carvalho 

Com a tecnologia a favor da beleza, não param de aparecer supermáquinas para atacar o trio inimigo do 
Corpo Perfeito: celulite, gordura localizada e flacidez. Selecionamos cinco novíssimos tratamentos para ajudar você nessa batalha.


1. Tite FX, o combo 3 em 1
Objetivo: atuar de forma global nas imperfeições do corpo, combatendo gordura localizada, celulite e flacidez.  Como age: o Tite FX foi aprovado recentemente pela Anvisa - mas já faz sucesso no Canadá e na Europa. A máquina une massagem a vácuo, radiofrequência e eletroporação. "Enquanto a modelagem a vácuo ajuda a eliminar as toxinas que prejudicam a circulação sanguínea, a radiofrequência aquece a camada profunda da pele, contraindo as fibras de colágeno existentes e estimulando a produção de novas", explica o cirurgião plástico Stephen Mulholland, membro da Sociedade de Cirurgiões Plásticos de Massachusetts, nos Estados Unidos. Por último, entra em cena a eletroporação: pulsos de alta voltagem (como choquinhos suaves) que modificam a estrutura da membrana das células adiposas, rompendo-as. O processo acontece um seguido do outro - a sessão dura cerca de 20 minutos.
Tratamento: são recomendadas de oito a dez sessões, com intervalo de cinco dias a uma semana entre elas.
Quanto custa: mil reais a sessão, em média.

2. Criofrequência, best- seller contra a flacidez
Objetivo: renovar as fibras de colágeno e garantir firmeza. 
Como age: "Essa máquina tem uma ponteira ultragelada, que esfria a epiderme a menos 10 ºC, provocando a contração imediata das fibras de colágeno, o que garante um efeito lifting no corpo. Já o calor da radiofrequência atinge a pele, eleva a temperatura, retrai o colágeno existente e estimula a formação de novas fibras elásticas a médio prazo", diz a médica Kátia Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. É o choque térmico entre frio e quente que aumenta a eficiência da técnica, trazendo resultado contra a flacidez em menos tempo.
Tratamento: são necessárias de quatro a seis sessões, de acordo com cada quadro, com intervalo de 20 dias entre elas.
Quanto custa: 600 reais a sessão, em média.

3. OnoCavit, o fim da gordurinha extra
Objetivo: reduzir as áreas de gordura localizada. 
Como age: o OnoCavit é um lançamento da Onodera, rede de clínicas de estética com franquias em todo o Brasil, que usa o ultrassom para acabar com pneuzinhos e culotes. "As ondas do ultrassom provocam espécies de bolhas que rompem a membrana das células de gordura, esvaziando-as. A gordura em excesso cai na corrente sanguínea e é eliminada pelo sistema linfático", diz Ingrid Peres, fisioterapeuta da Onodera.
Tratamento: são recomendadas de oito a dez aplicações. O tratamento pode ser associado a outras máquinas (para tratar a flacidez, por exemplo). Depois do término, recomenda-se fazer uma sessão de manutenção a cada 15 dias aliada à drenagem linfática.
Quanto custa: 400 reais a sessão, em média.

4. VelaShape II, curvas e firmeza
Objetivo: combater celulite, gordura localizada e flacidez. 
Como age: a nova versão do VelaShape promete resultado mais rápido graças a uma potência três vezes maior. Combina endermologia (uma massagem por meio de sucção que aumenta a vascularização e tem o efeito de uma drenagem linfática) à radiofrequência e aos raios infravermelhos. "Essas duas tecnologias aquecem a pele profundamente e têm duas ações: retraem o colágeno e estimulam a sua produção e aceleram a queima de gordura, melhorando a firmeza e o contorno corporal", fala Álvaro Boechat, ph.D. em laser, de São Paulo.
Tratamento: seis sessões, uma por semana. A cada dois meses, é indicado fazer uma aplicação de manutenção.
Quanto custa: 250 reais a sessão, em média.

5. Velox, alta potência para atacar a gordura
Objetivo: combater celulite e gordura localizada 
Como age: o equipamento tem uma ponteira, chamada de ERA, maior do que a tradicional e que emite energia ultrassônica (uma vibração) potente. Isso, como o nome da máquina diz, deixa o tratamento mais rápido e eficiente. Outra vantagem é o adipômetro, um sensor capaz de medir a espessura da camada de gordura e indicar o tempo e a potência recomendados para reduzir o volume das células adiposas. "O Velox também tem uma corrente de baixa intensidade que estimula a drenagem linfática", fala Mario Cabral, coordenador do curso de pós-graduação da Associação Internacional de Medicina Estética, em São Paulo.
Tratamento: recomendam-se dez sessões em média, de acordo com a quantidade de gordura localizada e celulite.
Quanto custa: 200 reais a sessão, em média.

Células-tronco: promessa contra a celulite
As famosas células, estudadas para curar diversos tipos de doenças, também têm conquistado os dermatologistas. Elas já são utilizadas para combater o envelhecimento do rosto, do pescoço e das mãos e os especialistas estão otimistas com seu uso também na guerra contra a celulite. As pesquisas estão em andamento, mas a proposta é retirar esse material da própria paciente e reinjetá-lo para provocar a formação de células novinhas em folha, que substituirão as que estavam causando as depressões. "Para a celulite, o ideal é extrair as células da gordura, tecido rico em fibroblastos, estruturas que produzem as fibras de colágeno e elastina, melhorando o tônus e a textura da pele", indica o cirurgião plástico Marcelo Vaccari, de São Paulo. "Quanto mais cedo for feita a coleta das células-tronco, melhor será o resultado, pois elas não envelhecem, mas devem ser congeladas." Os médicos ainda não sabem o número ideal de aplicações para o tratamento da celulite, mas elas deverão ser feitas furinho por furinho, com anestesia local


( site: boa forma )




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pare de fumar para ter uma boca saudável.

Na fumaça do cigarro podem ser identificadas cerca de 4.700 substâncias tóxicas, das quais, pelo menos, 40 são cancerígenas. 


Muitas medidas contra o fumo já foram tomadas. Leis antifumo, fotografias em maços e campanhas de saúde percorrem o país. Por mais que pareça que os resultados sejam tímidos, pesquisas mostram que iniciativas como essas já inibem o consumo do cigarro. Um estudo recente feito no Uruguai mostrou que as fotos estampadas nos maços, entre 2006 e 2011, fizeram com que mais fumantes afirmassem que as imagens os faziam pensar sobre os riscos do tabagismo à saúde e em largar o cigarro.

Com dados como esses, a saúde bucal agradece. Alterações significativas na boca, tanto nas gengivas e língua, como em dentes e ossos são consequências que o fumante pode encarar ao tragar nicotina e alcatrão a cada cigarro durante o dia. Essas substâncias muitas vezes causam danos irreparáveis à saúde bucal. “Os danos podem ser notados na estética, com dentes amarelados, escurecidos e manchados”, diz dentista Milton Sabino Fernandes, especialista em reabilitação oral. 

Milton afirma que, além desses vilões mais conhecidos contidos no fumo, a pólvora também é grande inimiga da saúde. Aliada a outras substâncias químicas e diferenças de temperaturas, causa uma doença silenciosa e muito grave com o passar dos anos,
conhecida por angina localizada. “È uma doença que danifica os microvasos periféricos das gengivas e causam isquemias - ausência de circulação - que diminuem a vida das gengivas e do periodonto, um tecido importantíssimo na fixação dos dentes aos ossos”, explica o profissional.

Este desequilíbrio pode acarretar em perdas ósseas que muitas vezes são irreparáveis, e perdas de elementos dentais preciosos ao sistema mastigatório e a estética do sorriso. E para quem acha que um implante resolveria o problema, Milton esclarece que o problema é mais grave. “Para termos bons implantes, uma das condições fundamentais é termos osso, outra é ter boa circulação sanguínea no local, tudo que o cigarro tira durante a vida”, afirma. 

Segundo o Inca, Instituto do Câncer, o fumo é um dos mais potentes agentes cancerígenos conhecidos. Na fumaça podem ser identificadas cerca de 4.700 substâncias tóxicas, das quais, pelo menos, 40 são cancerígenas. E o perigo também está presente para o fumante passivo, pessoa que convive com quem fuma. Isso porque a fumaça tragada passa por um filtro que elimina parte do problema. O fumante passivo respira três vezes mais monóxido de carbono do que o fumante inala.


(site: terra.com.br)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Tira-dúvidas sQuestões sobre atividades físicas no processo de emagrecimento? Revelamos aqui alguns truques bem úteis!


"O que devo fazer primeiro para emagrecer: o treino aeróbico ou o de força?"
"A ordem dos treinos pode variar de acordo com a preferência de cada um", diz Thyago Carvalho, educador físico da Academia Bio Ritmo, em São Paulo. O importante é praticar as duas modalidades. Enquanto a atividade aeróbica queima gordura e fornece condicionamento físico, o levantamento de pesos prioriza o ganho e a manutenção de massa muscular. E, com musculatura de sobra, o gasto energético, mesmo em repouso, aumenta. Resultado: mais facilidade para ficar no peso ideal.



"Que tipo de alimentos devo priorizar para obter um maior ganho de massa muscular?"
Para ter o resultado desejado, não é preciso inventar. Siga à risca a recomendação diária da Organização Mundial da Saúde. "Ou seja, 15% da dieta total precisa ser preenchida com proteínas (ovos, queijos, carnes), 30% com carboidratos (pães e massas) e 25% com gorduras (uma colher de sopa de azeite de oliva)", orienta o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Isso potencializa o desenvolvimento dos músculos, um passo importante para queimar mais energia e, consequentemente, gordura.

"Quantos quilos acima do peso ideal já sobrecarregam os joelhos?"
Meio quilo extra já contribui para causar problemas nessa articulação. Mas, além do ponteiro ascendente da balança, a combinação de fatores como o sedentarismo serve de estopim para males nos joelhos. "Tudo isso pode contribuir para a ocorrência de problemas como a artrose", alerta o ortopedista Marco Amatuzzi, da Universidade de São Paulo. A prática regular de exercícios físicos de impacto é uma boa maneira de evitar esse quadro. E a caminhada é ideal para quem está com sobrepeso.
"Será que estou pronto para um programa de exercícios realmente eficaz para queimar calorias?"
Para ingressar na atividade física, não basta levantar do sofá e se matar de correr na esteira. O sobrepeso acarreta problemas que precisam ser levados em conta antes do início do treino. "O indivíduo obeso deve passar por uma consulta médica que identifique lesões ortopédicas - principalmente artrose nos joelhos e quadris -, hipertensão e outras doenças cardiovasculares", avisa o bioquímico Roberto Burini, coordenador do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo.
Outra precaução importante é uma análise postural, realizada por um fisioterapeuta ou educador físico. "A obesidade modifica o centro de gravidade do corpo, acarretando encurtamentos musculares, dores e sobrecarga nas articulações", justifica Burini. Só então, com base nas eventuais limitações diagnosticadas, os especialistas definem o treinamento mais adequado, com adaptações seguras que favoreçam pra valer o gasto calórico. Com o coração em ordem e os músculos devidamente alongados, fortalecidos e protegidos, a meta é aumentar a intensidade do exercício aos poucos, até atingir, pelo menos, 30 minutos diários de uma caminhada rápida, por exemplo.

Seu trabalho engorda?
Para aqueles que passam o dia todo sentados no batente, é bem provável que a resposta seja sim. A conclusão é do especialista em medicina preventiva Carl-Étienne Juneau, que avaliou registros de saúde de 132 mil canadenses na Universidade de Montreal. "Atualmente as pessoas se alimentam melhor e se exercitam mais do que no passado, mas os índices de obesidade continuam aumentando", afirma Juneau. "Elas estão cada vez mais inativas durante o expediente", especula.

Não fique parado!
"Para dar movimento à rotina, aproveite o trajeto entre a casa e o trabalho e os intervalos para lanche e almoço", ensina Carl-Étienne Juneau. "Vá de bicicleta ou de ônibus e desça um ponto antes. Na hora das refeições, escolha um local mais afastado, que exija uma caminhada."

( saúde.abril.com.br)


Curta Nossa Fan Page !!!

https://www.facebook.com/pages/Tribo-318-O-Verdadeiro-Outlet/236978523021866?ref=hl


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

As Vantagens do Leite Integral

Livre de preconceitos, o leite que vem direto da vaca é mais rico em nutrientes do que o desnatado e, bebido com moderação, torna-se parceiro até da balança.


Na era da fartura dos alimentos magros, só pensar em saborear um copo de leite integral já é considerado por muitos como sacrilégio. Com sua proposta de corte de calorias, o desnatado passou a dominar as prateleiras dos supermercados. Mas, se antes o mantra da nutrição repetia um sonoro não para os lácteos integrais, a história agora mudou de lado: análises em amostras de leite de caixinha apontam que o desnatado não contém doses significativas de ácidos graxos insaturados, as populares gorduras do bem. Parece que esse tipo de leite é magrinho mesmo, inclusive em moléculas parceiras da saúde. 

Quem tirou a prova foi a farmacêutica Natália Andrade Zancan, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Em seu estudo, ela observou que só o integral é fonte rica do ácido linoleico conjugado, o popular CLA, um potente agente cardioprotetor e antiobesidade, que ajuda a dissolver os pneus localizados na região abdominal. Presente nas membranas das células, o CLA otimiza a termogênese, isto é, a queima de gordura para liberação de energia. "E, apesar de ser volátil, ele não sofre prejuízos no processo de esterilização", garante Natália. 

Outras gorduras relacionadas à saúde cardíaca e mental - como EPA e DHA, variantes do ômega-3 - também são encontradas aos montes no integral. No magro, por outro lado, há apenas traços das substâncias. Tem mais. "Um dos ácidos graxos abundantes no integral é o oleico, o mesmo achado em alto teor no azeite de oliva", afirma o zootecnista Marco Antônio Sundfeld da Gama, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Gado de Leite. "Esse nutriente é um querido de nossas artérias por reduzir a formação de placas gordurosas no sangue", esclarece. 

"É preciso se atentar também à vitamina D, que depende da gordura para ser aproveitada pelo organismo e é responsável pela absorção do cálcio", ressalta Marcella Garcez, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia. "Portanto, se o consumo de laticínios se restringe às versões desnatadas, o aproveitamento do mineral fica comprometido devido à carência de gordura", justifica. Para quem não se lembra, o cálcio forma o esqueleto e, segundo levantamentos recentes, ajuda a manter o peso saudável, já que pode dificultar a absorção de parte da gordura vinda do prato. 

Nem mesmo as proteínas de alto valor biológico, aquelas que têm todos os aminoácidos essenciais para atender às necessidades fisiológicas, permanecem 100% intactas no leite magro. "No desnatamento, é possível que uma parcela das proteínas vá embora, porque as gotas de gordura, removidas durante o processo, são envolvidas em uma membrana proteica", justifica Carlos Augusto de Oliveira, engenheiro de alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP) e doutor na área de tecnologia do leite e derivados. Ainda assim, esses valores variam a cada fabricante. Um erro, na opinião dele, é acrescentar água ao leite integral. "Você dilui tudo. Então consumirá menos proteínas, aminoácidos essenciais, lactose, cálcio e assim por diante", alerta Carlos Augusto de Oliveira. 

Agora, é preciso considerar que mais da metade da gordura da bebida integral - de 60 a 70%, para ser exato - é saturada, com potencial para congestionar veias e artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas e de um acidente vascular cerebral, o temido AVC. Portanto, ninguém está autorizado a cometer excessos. O consumo desse ácido graxo precisa ser inferior a 7% do total de calorias diárias. 

Em uma dieta de 1 700 calorias, são apenas 119. Para não extrapolar essa margem de segurança, a sugestão é ingerir até dois copos (400 ml) de leite integral por dia. E nunca mais do que isso. 

Aliás, pessoas com colesterol alto, triglicérides descompensados, hipertensão, diabete ou distúrbios do coração devem, via de regra, optar pelo semi ou pelo desnatado. O integral, no entanto, é praticamente uma poção mágica para crianças de até 4 anos de idade. "A gordura da bebida é importante inclusive para o desenvolvimento cognitivo delas", reforça Mariana Del Bosco, nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Graças ao cálcio e à vitamina D, ela evita ainda o raquitismo e turbina o fortalecimento ósseo na fase de crescimento. Em suma, na matemática da nutrição, vale muito mais cortar frituras, petiscos industrializados e carboidratos simples a abrir mão do saboroso leite integral. 

Tira-teima
O que você deve saber antes de comprar qualquer caixinha longa vida. O que os olhos não veem, a nutrição sente!
Nutrientes
Leite integral
Leite desnatado
Valor energético
120 kcal
70 kcal
Água
88%
90,8%
Carboidratos
9,6 g
10 g
Proteínas
6,5 g
6 g
Gorduras totais
6,4 g
0,7 g
Gorduras saturadas
4,2 g
0,5 g
Gorduras trans
0 g
0 g
Sódio
130 mg
133 mg
Cálcio
234 mg
240 mg
Valores médios referentes a 1 copo (200 ml), podendo variar a cada fabricante 

As particularidades de cada um
Quem é quem em relação ao conteúdo de matéria gorda 
Integral Contém um teor de gordura de no mínimo 3%, além de um pacote completo de ácidos graxos insaturados, que cuidam da saúde do coração e até previnem a obesidade. 

Semidesnatado Apresenta um nível de gordura de 0,6 a 2,9%, preserva parte dos nutrientes benéficos ao organismo e conta com menos calorias do que o leite, digamos, original. 

Desnatado Possui, no máximo, 0,5% de gordura e, por isso, poucas calorias. Porém, perde em substâncias como a vitamina D, que favorece a absorção de cálcio. 

Fonte: Legislação Vigente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 

Leite, para alguns, nem pensar! Dois grupos de indivíduos necessitam tomar cuidado especial com a bebida em questão: os intolerantes à lactose e os alérgicos a proteínas do alimento. Tratados por especialistas, os primeiros muitas vezes conseguem saborear ao menos um pouco de leite normal ou ao menos consumir variedades com baixo teor desse açúcar. Simples. Já os com alergia geralmente devem riscar o produto da lista de compras. Esse distúrbio ocorreria quando certas proteínas do líquido branco superativam, por algum motivo, células de defesa do corpo, razão pela qual surgiriam as reações adversas. 

Versão em pó Prática, é uma versão desidratada do leite. O produto perde a maior parte da água de sua composição, preservando, no máximo, cerca de 5%. O restante não tem segredo: é formado por lactose, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais. O tipo integral tem, no mínimo, 26% de gordura; o semidesnatado apresenta entre 1,5 e 25,9%; enquanto o desnatado possui menos de 1,5% de matéria gorda.

fotos RF Pictures/Corbis e Alex Silva - Fonte: Abril saúde