terça-feira, 7 de agosto de 2012

Yoga alinha a coluna


Dentre seus benefícios, o Yoga vêm sendo utilizadas para amenizar e corrigir problemas na coluna vertebral, como a lombalgia

Por menor que seja a intensidade, sentir dor é sempre algo desconfortante. Imagina só, aquelas pessoas que sofrem de lesões graves na coluna, como hérnia de disco e degeneração discal.

Servindo-se como meio de reabilitanção de pacientes que sofrem de dores na região lombar, o Yoga vêm sendo bastante procurado. Segundo o professor Daniel Gomes, o uso de exercícios para a estabilização vertebral no tratamento da dor lombar aguda, crônica e recorrente, é uma tendência recente.

Estabilizar

´Até pouco tempo atrás o tratamento convencional para a coluna vertebral recomendava apenas medicação e repouso. Hoje, sabe-se que apenas isso não é suficiente. Após uma crise, é necessário recondicionar a musculatura estabilizadora da coluna, visto que essa sofre alterações degenerativas durante o processo da dor e do repouso´,descreve o professor de Yoga.

Essa nova opção de tratamento, destaca Daniel Gomes, além de reduzir os custos com medicamentos e intervenções cirúrgicas, tem demonstrado resultados superiores quando comparados com as abordagens convencionais´, diz.

É crescente o número de casos de lombalgia, muito em decorrência do estilo de vida sedentário e a adoção de más posturas pela população. Citando os resultados de pesquisas recentes, Daniel Gomes afirma que após um primeiro episódio de dor lombar, os músculos profundos estabilizadores da coluna encontram-se atrofiados.

Sua recuperação não ocorre espontaneamente após a remissão dos sintomas dolorosos, sendo necessário um programa de reabilitação adequado, visando recuperar a importante função estabilizadora desses músculos. A prática de Hatha Yoga, supervisionada e adaptada para as necessidades específicas do praticante, é uma alternativa segura na prevenção e reabilitação da dor lombar, diz o professor.


Hatha Yoga

Visando o desenvolvimento do potencial do corpo, a Hatha Yoga possui um efeito positivo no fortalecimento da musculatura profunda, estabilizadora da coluna vertebral, na correção dos desequilíbrios posturais e restauração da mobilidade dessa articulação. Tais resultados são obtidos através de três componentes: asanas (posturas físicas); pranayamas (exercícios respiratórios) e bandhas (contração consciente do assoalho pélvico e da musculatura do baixo abdômen).

Além disso, trata-se de um método holístico que trabalha o indivíduo no campo emocional, mental e energético, fatores que influenciam diretamente na postura corporal.

A prática, por sua vez, não é destinada apenas a quem sofre de males na coluna, mas a todos que desejam executar uma atividade que trabalha o corpo, a respiração, a concentração e o relaxamento das tenções musculares.´A modalidade é escolhida pelas pessoas que buscam ter uma atitude consciente em relação ao corpo; para os que sofrem de dores na coluna e para quem deseja encontrar-se com sua verdadeira natureza (de equilíbrio)´, fala.




Formação

Para esclarecer a comunidade sobre os efeitos da Yoga na estabilização da coluna vertebral, no período de 22 a 24 de agosto, Daniel Gomes ministrará curso intensivo sobre o tema, no Espaço Clara Luz.

Dos conteúdo teórico e prático do curso, serão estudados os fatores que influenciam a postura corporal (neurofisiológicos, psicossociais e biomecânicos); a coluna vertebral e seus papéis ambíguos de mobilidade e sustentação; hábitos posturais e sua influência na postura corporal; postura na infância, adolescência, no ambiente de trabalho, entre outros aspectos.

Benefícios da RMA na coluna

Os avanços da tecnologia aliados aos progressos científicos, vêm possibilitando o surgimento de novas técnicas para amenizar o sofrimento das pessoas que convivem, constantemente, com a dor. Exemplo disso, é o tratamento de Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA), criado, em 2006, pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, dirigido pelo fisioterapeuta Helder Montenegro.

O RMA é um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de fisioterapia manual, mesa de tração eletrônica e descompressão dinâmica, estabilização vertebral e exercícios de musculação.

Dentre os objetivos proporcionados pelo método estão o de melhorar o grau de mobilidade músculo - articular, diminuir a compressão no complexo do disco, vértebras e facetas, possibilitando o espaço para nervos e gânglios.

Estabilização

Outra função do RMA, informa Helder Montenegro, é fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos, enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro.

´Qualquer pessoa pode ser submetida ao tratamento, desde que haja uma atenção especial ao quadro clínico e as limitações de cada paciente. A duração é em média de dois meses, com aulas três vezes por semana. Essa freqüência pode ser intensificada ou reduzida através da análise do quadro clínico do paciente ´, afirma.

Quanto aos benefícios, o fisioterapeuta aponta os principais: o aumento do espaço intervertebral; alongamento dos músculos espinhais monoarticulares; melhoria na mobilidade dos ligamentos e cápsulas das facetas articulares. Também retifica as curvaturas espinhais, entre outros.

DADOS

80% da população mundial sofrem de algum tipo de lombalgia, ou sofrerão com dores na região lombar em algum momento de suas vidas. É o que estima o professor Daniel Gomes.

MODALIDADES


Existem várias categorias de Yoga. Em cada uma delas são enfocados aspectos específicos.

Ásanas: exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam a agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Além disso, desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo vital.

Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. Inicialmente, reeducam os músculos envolvidos na respiração, melhorando a absorção do oxigênio. Depois, atuam nas nas emoções, auxiliando o praticante a lidar melhor com elas. Também proporciona um estado de equilíbrio interior.

Yoganidra: A prática ajuda a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do corpo como um todo.

Meditação: Oferece a possibilidade de um conhecimento mais profundo, para que o praticante se torne um ser mais consciente e familiarizado com a vida interior. Objetivo: alcançar a fonte de consciência.

Interior: Através da técnica é possível descobrir o que acontece dentro de nós, como lidamos com os nossos sentimentos, aspirações e como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor.



Fonte: site globo.com
ANA CECÍLIA SOARES
Mais informações:
 Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral
(85) 3242.9444
Curso de Yoga para estabilização da coluna vertebral (Espaço Clara Luz)
(85) 3224.9832. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário